Jogo da amarelinha: o método-livro e os modos de dizer, sentir e olhar uma cidade

Autores

  • Laura Barcellos Pujol de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Luciano Bedin da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781642020242

Palavras-chave:

EscreverCOM, Cartografia, Poéticas Urbanas, Método-livro

Resumo

Trata-se de um artigo oriundo de uma pesquisa-montagem a partir de rastros encontrados na cidade de Porto Alegre (RS) entre 2017 e 2018. Tais rastros compõem-se tanto de escritos urbanos capturados durante o percurso nos muros e paredes da cidade quanto de achados do chão, além de fragmentos de escrita que foram produzidos a partir do encontro dos pesquisadores com os materiais. Assumindo o que chama de método-livro, e tendo como intercessor O jogo da amarelinha (Rayuela) de Julio Cortázar, traça-se uma escrita com as imagens encontradas na rua. As narrativas cartográficas dos deslocamentos inspiram modos de dizer, sentir e olhar as múltiplas paisagens urbanas que se escondem e também se revelam no encontro com uma cidade, em um movimento operado pelo que chama de escreverCOM. O artigo finaliza ensaisticamente com a escrita de um manifesto pelo método-livro, onde são sinalizadas algumas premissas a quem por este também se interesse.

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Biografia do Autor

Laura Barcellos Pujol de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga e Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

 

Luciano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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AUTORA. 2018.

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Publicado

01-10-2020

Como Citar

SOUZA, Laura Barcellos Pujol de; COSTA, Luciano Bedin da. Jogo da amarelinha: o método-livro e os modos de dizer, sentir e olhar uma cidade. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 242–263, 2020. DOI: 10.5965/198431781642020242. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17942. Acesso em: 21 dez. 2024.