A contribuição do modelo social da deficiência para a compreensão do Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Solange Cristina da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marivete Gesser Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adriano Henrique Nuernberg

Palavras-chave:

Modelo Social da Deficiência, Transtorno do Espectro Autista, Estudos sobre Deficiência, Educação Especial,

Resumo

O objetivo deste artigo é o de identificar contribuições do modelo social da deficiência para a compreensão do Transtorno do Espectro Autista, considerado, hoje, no Brasil, uma condição de deficiência. O estudo se caracterizou como uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter conceitual. Para tanto, utilizou-se principalmente de referências da área da Educação, Psicologia e Sociologia que permitiram fomentar o debate sobre a compreensão do autismo. Os resultados do estudo apontaram que o modelo social da deficiência pode contribuir significativamente para repensar o conceito de deficiência e as práticas voltadas a essa população em várias áreas como Arte, Educação, Psicologia, dentre outras. O entendimento da deficiência como uma variação humana, o questionamento acerca dos processos de normatização e homogeneização vivenciados pelas pessoas com deficiência, a ênfase na singularidade e interseccionalidade dessa experiência e a defesa do direito de participação em igualdade de condições são alguns pontos de destaque.

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Publicado

01-04-2019

Como Citar

SILVA, Solange Cristina da; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. A contribuição do modelo social da deficiência para a compreensão do Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 187–207, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12897. Acesso em: 29 mar. 2024.

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