Criando e aprendendo com o musical Os Saltimbancos com jovens da comunidade Colônia Antônio Aleixo em Manaus
Palabras clave:
Teatro Musical, Processo de Aprendizagem, Educação Musical, Teatro.Resumen
Neste trabalho em forma de relato de experiência, procuro detalhar como ocorreu a experiência no processo de criação do musical Os Saltimbancos com jovens da Comunidade Colônia Antônio Aleixo, situada em zona considerada popularmente como periférica na cidade de Manaus-AM, em parceria com acadêmicos do curso de graduação em Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Durante o processo de criação do espetáculo, o grupo se propôs a realizar uma livre adaptação do musical na versão adaptada por Chico Buarque, de maneira que pudesse se aproximar da realidade local dos estudantes da comunidade. Desta forma, foram incluídos elementos que representam as indústrias do Distrito Industrial (Zona Franca de Manaus) que fica próximo à comunidade e ganha destaque em meio a floresta amazônica. Os objetivos se constituíram em construir conhecimentos da área teatral à medida que provocava reflexões nos jovens da Comunidade acerca de seu contexto social. Neste artigo, especificamente, irei aprofundar o trabalho que foi realizado no núcleo de sonoplastia, que devido a importância da música, teve uma atenção especial para que pudesse ser realizada com êxito.
Descargas
Citas
AMARAL, A. M. O ator e seus duplos: mascaras, bonecos, objetos. 2ª ed. São Paulo, 2004
CAMARGO, R. G. A sonoplastia no teatro. Instituto Nacional de Artes Cênicas: Rio de Janeiro, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LIGNELLI, C. A Produção de Sentido a partir da Dimensão Acústica da Cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio. Brasília, DF, 2007. Dissertação (Mestrado em Arte e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Arte, Universidade de Brasília, UnB, 2007.
MARTINS, M. B. O mestre-encenador e o ator como dramaturgo. Sala Preta, São Paulo, v. 2, p. 240-246, nov. 2002.
OLIVEIRA, J. A. P. Módulo: Pedagogia do teatro 2. Artecor Gráfica e Editora Ltda.: Brasília, 2011.
TRAGTENBERG, L. Música de cena: dramaturgia sonora. Perspectiva: São Paulo, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.