Criando e aprendendo com o musical Os Saltimbancos com jovens da comunidade Colônia Antônio Aleixo em Manaus
Keywords:
Teatro Musical, Processo de Aprendizagem, Educação Musical, Teatro.Abstract
Neste trabalho em forma de relato de experiência, procuro detalhar como ocorreu a experiência no processo de criação do musical Os Saltimbancos com jovens da Comunidade Colônia Antônio Aleixo, situada em zona considerada popularmente como periférica na cidade de Manaus-AM, em parceria com acadêmicos do curso de graduação em Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Durante o processo de criação do espetáculo, o grupo se propôs a realizar uma livre adaptação do musical na versão adaptada por Chico Buarque, de maneira que pudesse se aproximar da realidade local dos estudantes da comunidade. Desta forma, foram incluídos elementos que representam as indústrias do Distrito Industrial (Zona Franca de Manaus) que fica próximo à comunidade e ganha destaque em meio a floresta amazônica. Os objetivos se constituíram em construir conhecimentos da área teatral à medida que provocava reflexões nos jovens da Comunidade acerca de seu contexto social. Neste artigo, especificamente, irei aprofundar o trabalho que foi realizado no núcleo de sonoplastia, que devido a importância da música, teve uma atenção especial para que pudesse ser realizada com êxito.
Downloads
References
AMARAL, A. M. O ator e seus duplos: mascaras, bonecos, objetos. 2ª ed. São Paulo, 2004
CAMARGO, R. G. A sonoplastia no teatro. Instituto Nacional de Artes Cênicas: Rio de Janeiro, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LIGNELLI, C. A Produção de Sentido a partir da Dimensão Acústica da Cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio. Brasília, DF, 2007. Dissertação (Mestrado em Arte e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Arte, Universidade de Brasília, UnB, 2007.
MARTINS, M. B. O mestre-encenador e o ator como dramaturgo. Sala Preta, São Paulo, v. 2, p. 240-246, nov. 2002.
OLIVEIRA, J. A. P. Módulo: Pedagogia do teatro 2. Artecor Gráfica e Editora Ltda.: Brasília, 2011.
TRAGTENBERG, L. Música de cena: dramaturgia sonora. Perspectiva: São Paulo, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.