Ensino da Arte: qual ensino queremos?

Autores/as

  • Karine Ramaldes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813022017073

Palabras clave:

Ensino de Arte, Imaginação Criativa, Formação Inicial, Formação Continuada,

Resumen

Neste estudo, a partir da análise de conteúdo e da pesquisa bibliográfica, verificando especialmente as informações constantes em leis federais, e o registro histórico da Arte/Educação no Brasil, reflito sobre como o Ensino da Arte tem se desenvolvido no Brasil, qual o senso comum e qual o real valor do Ensino da Arte, de que modo a Arte é inserida no contexto escolar como instrumento pedagógico e/ou área do conhecimento. Pondero ainda, de que modo, as aulas de Arte podem tolher ou ampliar a imaginação criativa dos alunos. Realizo uma retomada histórica de que forma a Arte veio se inserindo na Educação, analisando as principais leis brasileiras referentes ao assunto. Os resultados apresentados evidenciam que ainda não conseguimos desfazer muitos preconceitos arraigados na sociedade brasileira sobre o Ensino da Arte. Concluo que a Arte é essencial para a formação humana, porém deve ser trabalhada por profissionais preparados. Meu objetivo é aprofundar os estudos relacionados ao assunto.

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Biografía del autor/a

Karine Ramaldes, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Arte e Educação pela Faculdade do Noroeste de Minas. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás. Atriz e Professora de Teatro.

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Publicado

2017-08-01

Cómo citar

RAMALDES, Karine. Ensino da Arte: qual ensino queremos?. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 073–091, 2017. DOI: 10.5965/1984317813022017073. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9114. Acesso em: 23 nov. 2024.