Características identitárias do ser professor de Dança de Salão
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317813012017121Palabras clave:
Educação, Dança, Docência, Artes,Resumen
O presente artigo, tem o intuito de discutir a formação de professores em Dança de Salão, trazendo reflexões sobre as características identitárias e constitutivas do Ser professor nessa área. A necessidade dessas reflexões surgiu da insuficiência dos meios formativos da Dança de Salão, no que se refere à capacitação específica e abrangente desse campo de trabalho. Para a identificação das variáveis da pesquisa, foi utilizado o instrumento Cartas, escritas por profissionais, formados diretamente pelo sujeito entrevistado, intencionalmente escolhidos. A análise das variáveis da investigação revelou que as caraterísticas identitárias do Ser professor de Dança de Salão auxiliam na construção de seus saberes docentes, realimentando, por sua vez, a permanente avaliação do que se é, tendo como resultado uma base representativa para a definição do Ser de um professor da Dança de Salão.Descargas
Citas
AFONSO, A. S.; ALMEIDA, M. P. Abordagem teórica no ensino de Dança de Salão: expandindo suas ações metodológicas. Disponível em: http://www.dancadesalao./agenda/Acesso em: 5 de março de 2009.
ALMEIDA, C. M. Um olhar sobre a prática da dança de salão. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, vol. 5, nº 6, 2005.
BARBOSA, G. F. Dança de salão como prática educativa na aula de educação física: o ensino médio no contexto. Licenciatura em Educação Física. Universidade Federal de Minas Gerais -Belo Horizonte 2010.
CIOLA, G. Critérios para avaliação de escolas de dança de salão: uma proposta e um estudo de caso em Campinas. 2008. 54 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: cutter.unicamp.br/document/?down=000436824
FLORIÃO, L. Associação Nacional de Dança de Salão (ANDANÇAS). Disponível em: http://www.dancecom.com.br/andanças/ Acesso em: 10 de set. de 2015.
FRANÇA, A. A.; MIGUEL, J.; SILVA, K. R. Formação Profissional: uma discussão sobre a atuação dos professores de Dança de Salão. 2009. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas (METROCAMP), Campinas, 2009.
FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GARCIA, C. M. A Formação de Professores novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: Nóvoa, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. P.51-76.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GRILLO, M. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: Ser Professor. ENRICONE, D. Porto Alegre: Edipucrs, 2006, p. 73-89.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
MASON, M. M. Dança de Salão: uma possibilidade de conteúdo curricular nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. 2009. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas (METROCAMP), Campinas, 2009.
MARQUES, C. A.; MARQUES, L. P. Do universal ao múltiplo: os caminhos da inclusão. IN: OLIVEIRA, M. R. N. S., SOUSA, L. F. E. C. P. (Org.). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MATURANA, Humberto. Formação humana e capacitação. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
MOROSINI, M. C. (Ed. Chefe) Enciclopédia de Educação Superior para os países de Língua Portuguesa. Porto Alegre. Faro: EdiPucrs/Ualgarve, 2009.
NÓVOA, A. Vida de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.
PALMER, P. J. A Coragem de Ensinar. Editora. Da boa prosa. 1ª Ed. 2012.
PORTAL, L. L. F. Educação para inteireza: um (re)descobrir-se. Educação, Porto Alegre, n. especial, p.285-296, out. 2007.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TORRALBA, F. Inteligência Espiritual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
VECCHI, R. L. O ensino da Dança de Salão pautado na teoria do “Teaching for Understading”. Tese de Doutorado. Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2012. Disponível em: www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/2012/190.pdf
VOLP, C. M. A Dança de Salão como um dos conteúdos de dança na escola. Motriz,Rio Claro, v. 16, n. 1, 2010.
ZAMOMER, M. Dança de salão: a caminho da licenciatura. Curitiba, Editora Protexto, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.