Características identitárias do ser professor de Dança de Salão

Autores/as

  • Katiusca Marusa Cunha Dickow Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813012017121

Palabras clave:

Educação, Dança, Docência, Artes,

Resumen

O presente artigo, tem o intuito de discutir a formação de professores em Dança de Salão, trazendo reflexões sobre as características identitárias e constitutivas do Ser professor nessa área. A necessidade dessas reflexões surgiu da insuficiência dos meios formativos da Dança de Salão, no que se refere à capacitação específica e abrangente desse campo de trabalho. Para a identificação das variáveis da pesquisa, foi utilizado o instrumento Cartas, escritas por profissionais, formados diretamente pelo sujeito entrevistado, intencionalmente escolhidos. A análise das variáveis da investigação revelou que as caraterísticas identitárias do Ser professor de Dança de Salão auxiliam na construção de seus saberes docentes, realimentando, por sua vez, a permanente avaliação do que se é, tendo como resultado uma base representativa para a definição do Ser de um professor da Dança de Salão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katiusca Marusa Cunha Dickow, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação - PUC/RS. Especialista em Teoria e Movimento da Dança com Ênfase em Dança de Salão - FAMEC/PR. Bacharelada e Licenciada em Dança - FAP/PR

Citas

AFONSO, A. S.; ALMEIDA, M. P. Abordagem teórica no ensino de Dança de Salão: expandindo suas ações metodológicas. Disponível em: http://www.dancadesalao./agenda/Acesso em: 5 de março de 2009.

ALMEIDA, C. M. Um olhar sobre a prática da dança de salão. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, vol. 5, nº 6, 2005.

BARBOSA, G. F. Dança de salão como prática educativa na aula de educação física: o ensino médio no contexto. Licenciatura em Educação Física. Universidade Federal de Minas Gerais -Belo Horizonte 2010.

CIOLA, G. Critérios para avaliação de escolas de dança de salão: uma proposta e um estudo de caso em Campinas. 2008. 54 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: cutter.unicamp.br/document/?down=000436824

FLORIÃO, L. Associação Nacional de Dança de Salão (ANDANÇAS). Disponível em: http://www.dancecom.com.br/andanças/ Acesso em: 10 de set. de 2015.

FRANÇA, A. A.; MIGUEL, J.; SILVA, K. R. Formação Profissional: uma discussão sobre a atuação dos professores de Dança de Salão. 2009. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas (METROCAMP), Campinas, 2009.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GARCIA, C. M. A Formação de Professores novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: Nóvoa, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. P.51-76.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GRILLO, M. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: Ser Professor. ENRICONE, D. Porto Alegre: Edipucrs, 2006, p. 73-89.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MASON, M. M. Dança de Salão: uma possibilidade de conteúdo curricular nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. 2009. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas (METROCAMP), Campinas, 2009.

MARQUES, C. A.; MARQUES, L. P. Do universal ao múltiplo: os caminhos da inclusão. IN: OLIVEIRA, M. R. N. S., SOUSA, L. F. E. C. P. (Org.). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MATURANA, Humberto. Formação humana e capacitação. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

MOROSINI, M. C. (Ed. Chefe) Enciclopédia de Educação Superior para os países de Língua Portuguesa. Porto Alegre. Faro: EdiPucrs/Ualgarve, 2009.

NÓVOA, A. Vida de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.

PALMER, P. J. A Coragem de Ensinar. Editora. Da boa prosa. 1ª Ed. 2012.

PORTAL, L. L. F. Educação para inteireza: um (re)descobrir-se. Educação, Porto Alegre, n. especial, p.285-296, out. 2007.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TORRALBA, F. Inteligência Espiritual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

VECCHI, R. L. O ensino da Dança de Salão pautado na teoria do “Teaching for Understading”. Tese de Doutorado. Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2012. Disponível em: www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/2012/190.pdf

VOLP, C. M. A Dança de Salão como um dos conteúdos de dança na escola. Motriz,Rio Claro, v. 16, n. 1, 2010.

ZAMOMER, M. Dança de salão: a caminho da licenciatura. Curitiba, Editora Protexto, 2005.

Publicado

2017-04-01

Cómo citar

CUNHA DICKOW, Katiusca Marusa. Características identitárias do ser professor de Dança de Salão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 121–140, 2017. DOI: 10.5965/1984317813012017121. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8338. Acesso em: 22 nov. 2024.