Jogos Teatrais como mediadores do diálogo entre educação e cotidiano social: apontamentos teórico-metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317813022017054Palabras clave:
Educação, Artes, Inclusão, Teatro, Jogos,Resumen
O texto é constituído por reflexões teóricas sobre os jogos teatrais como possibilidades formativas do sujeito social. Os jogos são dispositivos de ensino que contemplam os propósitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais visando uma aprendizagem construtivista. Dentre os objetivos destacamos: apresentar os jogos teatrais como propostas educativas críticas dos contextos sociais cotidianos; abordar os pressupostos educacionais para o ensino de arte/teatro; discutir sobre o teatro como linguagem educacional. Ademais, a análise circunscreve a teoria dos jogos teatrais a partir do campo da percepção focalizando as mediações perceptivas, imaginativas e dramáticas para a formação do sujeito crítico. Metodologicamente, o estudo realiza-se por uma revisão bibliográfica teórica e conceitual. Dentre os resultados, expomos que os jogos teatrais se apresentam em uma relação dialética em que o exercício do teatro permite ao educando por meio do próprio teatro e de seus instrumentos de ensino melhores rendimentos escolares, além de aguçar percepções sobre a realidade cotidiana, contribuindo para o incremento de um ser humano crítico.Descargas
Citas
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