BRINCA VOCÊ, BRINCAMOS NÓS: IMAGINAÇÃO INFANTIL E ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
crianças, culturas infantis, imaginação, brinquedos e cotidiano escolar.Resumen
As relações entre crianças e crianças, crianças e adultos são fundamentais na brincadeira, são tão importantes quanto o próprio brinquedo. Brincar é mais do que manipular um brinquedo, envolve (re)criações e relações. Apresentamos aqui uma atividade escolar que envolveu assistir um filme, roda de conversa sobre aspectos do filme e a criação de objetos imaginados; tal atividade realizou-se com 15 crianças e jovens de 10 a 14 anos de um 3 ano do Ensino Fundamental, no âmbito de um projeto de pesquisa em andamento numa escola municipal de Uberlândia. O objetivo central dessa atividade foi conhecer significados e sentidos da imaginação e as possibilidades imaginativas e criativas desse grupo de estudantes ao construírem brinquedos imaginados por eles com material reciclável. A partir do envolvimento dos estudantes com as atividades propostas pudemos verificar que as conversas entre o grupo, a construção dos objetos imaginados e as brincadeiras realizadas permitiram ao sujeito refletir sobre informações e conhecimentos com os quais convivem a todo o momento, por exemplo, o lugar da tecnologia em nossas vidas e, nesse processo, destacou-se para nós como muito importante, o relacionamento dos estudantes entre si durante a construção dos brinquedos, num movimento de aprender com os colegas, de fazer junto com o(s) outro(s) e também realizar construções próprias. Constatamos que a escola, em geral, e os professores, em específico, desconhecem e não levam em consideração tais movimentos e produções dos estudantes, além de conferir pouco valor para o trabalho conjunto que eles realizam e para significados e sentidos que caracterizam as produções infantis. Para nós, os comportamentos desses meninos e meninas, em todas as ações realizadas, demonstraram um jeito próprio de ser e agir e a importância do outro no processo de imaginar e construir objetos, denotando culturas da infância que se apresentam no cotidiano escolar.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.