Ensino de Arte na rede estadual paulista de ensino: entre a reprodução e a resistência no “chão de escola”
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782112025e0066Palabras clave:
Ensino de Arte, Reprodução, Resistência, Professores, Chão de escolaResumen
Neste artigo são apresentados resultados de dissertação de mestrado relativos a seis perguntas sobre o trabalho dos professores de Arte no “chão de escola” da rede estadual paulista de ensino. Entre 2016 e 2017 foi realizada coleta de dados por meio de observações de campo em três distintas Diretorias de Ensino (DE) e 15 respostas ao questionário semiestruturado aplicado aos professores da DE Norte 1. A coleta e descrição dos dados se deu com fundamento em autores ligados à etnografia educacional tais como Erickson (1986) e Ezpeleta e Rockwell (1989). A etapa de análise e discussão dos resultados obtidos foi realizada com apoio de conceitos formulados Bourdieu e Passeron (2014), pesquisadores sociologia da educação. Além disso, considerou-se as informações levantadas em relação às condições de trabalho dos docentes como um fator relevante de análise. Por meio desta pesquisa foi possível identificar práticas de reprodução e resistência que se perpetuam no cotidiano escolar em relação ao componente curricular Arte. Também conseguiu-se levantar fatores que podem contribuir à compreensão da perpetuação e das possibilidades de transformação das lógicas existentes em relação ao ensino de Arte no “chão de escola”.
Descargas
Citas
BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf . Acesso em: 30 de outubro de 2022.
BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 7. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
COUTINHO, Rejane G. A formação de professores de Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 7ªed. – São Paulo: Cortez, 2012. p. 171 – 178.
ERIKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M. Handbook of Research on Teaching. New York: Publication Co., 1986.
EZPELETA, J., ROCKWELL, E. Pesquisa Participante. Trad. Francisco Salatiel de Alencar Barbosa. 2ª ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
GAILLOT, Bernard-André. Evaluer dans le context des arts visuels: vers une évaluation positive, 2006. Disponível em: http://gaillot.ba-artsplast.monsite-orange.fr/ladocimologieetapres/uqam-bag.pdf . Acesso em: 20 de outubro de 2022.
IAVELBERG, Rosa. O ensino de arte na educação brasileira. In: Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 47-56, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76165/79910. Acesso em: 24 de outubro de 2022.
_______________. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017.
MAGALHÃES, Ana Del Tabor V. Ensino de Arte: perspectivas com base na prática de ensino. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 7ªed. – São Paulo: Cortez, 2012. p. 179 – 194.
MARTINS, Miriam C. Conceitos e terminologia – Aquecendo uma transforma-ação: atitudes e valores no ensino de Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 7ªed. – São Paulo: Cortez, 2012. p. 52 – 65.
MELO, Maria Tereza Leitão. O chão da escola. Construção e afirmação da identidade. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, vol. 3, 2009. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/31/191. Acesso em: 18 de outubro de 2022.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.
__________________. Secretaria da Educação. Material de apoio ao currículo do estado de São Paulo: caderno do professor; arte, ensino médio, 1ª série. v. 1, São Paulo: SE, 2014a.
__________________. Secretaria da Educação. Material de apoio ao currículo do estado de São Paulo: caderno do professor; arte, ensino médio, 1ª série. v. 2, São Paulo: SE, 2014b.
__________________. Secretaria da Educação. Material de apoio ao currículo do estado de São Paulo: caderno do professor; arte, ensino fundamental – anos finais, 8ª série/9º ano. São Paulo: SE, 2014c.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Pedro Bernardes Neto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.