Cuidados educacionais especializados e tecnologias assistivas para alunos do espectro autista de altas habilidades
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781820232142Palabras clave:
educação especial e inclusiva, ensino-aprendizagem, metodologiasResumen
Considerando o contexto da educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva, este artigo tem a finalidade de discutir o uso de tecnologias assistivas (TA) no processo de ensino-aprendizagem de alunos do espectro autista de altas habilidades. Inicialmente, para um panorama geral, foi aplicado um questionário, pela ferramenta Formulários Google, a profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado no Brasil. Sua divulgação foi realizada, de forma ampla, nas redes sociais e, também, por e-mail destinado a contatos estratégicos de instituições de ensino da Educação Básica. A partir das respostas colhidas de 32 profissionais de nove estados brasileiros (Maranhão, Tocantins, Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais), constata-se que parte dos educadores não têm claro o conceito de TA. Por outro lado, as respostas apontam que há um grande esforço desses profissionais em utilizá-las associadas a outros recursos pedagógicos e alguns afirmam que foi possível usá-las durante o ensino remoto imposto pela pandemia da COVID-19. Portanto, conseguimos colher das respostas vários exemplos de TAs em uso nas respectivas escolas e apresentar uma relação dessas TAs acrescida de outras encontradas por meio de pesquisa bibliográfica direcionadas aos alunos do espectro autista de altas habilidades.
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