O labor criativo de Augusto Rodrigues na criação das Escolinhas de Arte do Brasil e do Jornal Arte & Educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781822022128Palabras clave:
Escolinha de Arte, Augusto Rodrigues, Arte, EducaçãoResumen
A primeira Escolinha de Arte do Brasil e o jornal Arte & Educação, representam o “labor criativo” de Augusto Rodrigues, intelectuais, artistas e professores que fizeram da citada Escolinha e do periódico em foco, espaço de informação e formação no campo da Educação através da Arte na segunda metade do século XX. O objetivo é compreender esse “labor criativo” e formativo, bem como o legado artístico, educacional e cultural desse período. A metodologia contou com a investigação bibliográfica de acordo com Gil (2002), além de fonte hemerográfica situada nos estudos de Jucá (2003). O referencial teórico desta análise está alicerçado nos seguintes autores: Herbert Read (1986, 2007); Dewey (2010); Barbosa (2015); Bachelard (2003); Britto e Palma (2019); Miranda (2009) e outros. A pesquisa trouxe como resultado as seguintes conclusões: Augusto Rodrigues influenciou toda uma geração de arte-educadores e educadoras no Brasil e em outros países que tiveram conhecimento acerca da sua vida, obra e trabalho. O Arte & Educação, foi um dos primeiros periódicos de circulação de ideias voltadas ao campo não somente da educação através da Arte, mas da educação em diversos contextos formativos e expressivos.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Regiane Rodrigues et al. Contribuições do patrimônio cultural da arte cearense para a formação de professores na dimensão estética da docência. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 13, p. 72-85, mai. 2020 (Dossiê – Educação, Patrimônio e Paisagens Culturais). Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3453. Acesso em: 10 jul. 2021.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia. 19. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.
BRASIL, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Escolinha de Arte do Brasil. Brasília, 1980. (Estudos e Pesquisas). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002413.pdf. Acesso em: 5 set. 2020.
BRITTO, Jader de Medeiros; PALMA, Alexandre (org). Escolinha de Arte do Brasil: memória e legado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
DEWEY, John. A arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Editora Martins, 2010.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Fundamentos Estéticos da educação. 10. ed. Campinas: Papirus, 2008.
FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GIL. Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. A Oralidade dos Velhos na Polifonia Urbana. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003.
MIRANDA, Orlando (org). Coletânea do Jornal de Arte e Educação. (Ilustração de Ziraldo). Rio de Janeiro: Teatral, 2009.
NEVES, Libéria Rodrigues. Arte e conhecimento: uma abordagem para o teatro na educação. Revista Educação, Artes e Inclusão, Santa Catarina, V. 15, n. 2, p. 78-98, Abril/Junho. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13175. Acesso em: 12 jul. 2021.
READ, Herbert. A redenção do robô: meu encontro com a educação através da arte. Tradução de Fernando Nuno. São Paulo: Summus, 1986.
READ, Herbert. Educação pela Arte. Tradução de Ana Maria Rabaça e Luís Filipe Silva Teixeira. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2007.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ZOLADZ, Rosza W. Vel. Augusto Rodrigues: O Artista e a Arte, poeticamente. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Regiane Rodrigues Araújo, Patrícia Helena Carvalho Holanda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.