DESENHO INFANTIL: cognição, linguagem e surdez

Autores/as

  • Liane Carvalho Oleques

Palabras clave:

Desenho infantil, linguagem, cognição, desenho na surdez

Resumen

Considerando os estudos acerca do desenho infantil relacionados à cognição e à comunicação, busca-se nesse artigo lançar bases para a análise acerca da produção de imagens visuais (desenhos) em situação de privação da palavra por surdez profunda. Na primeira parte do texto serão apresentados os fundamentos do ponto de vista gráfico, comunicacional e cognitivo que orientam a investigação, salientando os estudos de Duarte (1995 – 2008) e Darras (1996 – 2003). Na segunda parte as questões relativas à surdez e ao ato desenhar ganham relevância. Autores como Sacks (1998) e Goldfeld (2002) subsidiam a pesquisa. Objetiva-se investigar se como se desenvolve o repertório gráfico de uma criança com surdez em relação a uma criança ouvinte.

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Biografía del autor/a

Liane Carvalho Oleques

Programa de Pós Graduação em Artes Visuais Linha de pesquisa: Ensino da Arte - UDESC

Publicado

2010-06-17

Cómo citar

OLEQUES, Liane Carvalho. DESENHO INFANTIL: cognição, linguagem e surdez. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/1989. Acesso em: 18 jul. 2024.