Jogos no ambiente educativo: traçando o conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0047

Palabras clave:

jogo, contextos educativos, atividades lúdicas, recursos pedagógicos

Resumen

O objetivo deste artigo é um recorte de dissertação de mestrado defendido no ano de 2019 e se propõe a construir uma revisão bibliográfica que insere os jogos para o contexto educativo. Os jogos recursos se constituem em grandes instrumentos no processo de ensino-aprendizagem e neste artigo, de configuração qualitativa, procurou-se apresentar as diferentes vertentes dos jogos, desde os caminhos que percorrem sobre a ludicidade, a definição de jogos e sua história, os jogos na educação e um pouco mais sobre as diferenças entre os jogos, brinquedos e brincadeiras. Dividido em seis partes, o presente artigo enfatiza a contribuição dos jogos no ambiente sob diferentes visões, ângulos e perspectivas. Os resultados, presentes no referencial teórico deste estudo, indicam que os jogos, se utilizados de forma planejada e orientada, além de contarem com um ambiente propício para sua operacionalização podem se constituir como importantes e significativas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, se os jogos forem bem planejados e direcionados podem ajudar os docentes no processo de ensino aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Thalyta Nogueira de Araujo, Universidad Estatal del Norte Fluminense

Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), onde desenvolve pesquisas sobre Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em Educação Infantil e Alfabetização e em Educação Especial e Psicomotricidade. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e em Licenciatura em Biologia pela UENF. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) desenvolvendo projetos na área de Educação com foco em Ensino-Aprendizagem. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Educação Inclusiva, Educação Especial, Ensino de Ciências, Comunicação e Novas Tecnologias da Informação.

Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga, Universidad Estatal del Norte Fluminense

Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) com ênfase em Jogos na Educação. Professora da Rede Municipal de Educação de Guarapari - ES.

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Publicado

2023-12-27

Cómo citar

ARAUJO, Thalyta Nogueira de; ALVARENGA, Mariana Monteiro Soares Crespo de. Jogos no ambiente educativo: traçando o conhecimento. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0047, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0047. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17794. Acesso em: 22 nov. 2024.