Banda de música: educação musical como instrumento de liberdade e superação em meio aos jovens do campo
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182022e0035Palabras clave:
Didática musical, Banda de música, Ensino coletivo, Educação rural, Mestres de bandaResumen
Este artigo revela as reflexões e os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em 2017 a respeito da didática aplicada na formação humana e musical de jovens oriundos do distrito de Guanacés, na cidade de Cascavel – Ceará, membros de uma Banda de Música mantida pela Sociedade de Assistência e Educação Rural - SAERG. A Banda de Guanacés tornou-se relevante como proposta de investigação por promover, por meio de seu regente, ações que permitem sua resistência ao tempo e às dificuldades, transformando a vida de muitos jovens e seus familiares com o ensino da música. O objetivo da pesquisa foi conhecer e analisar as estratégias didático-pedagógicas do maestro, em um estudo de caso etnográfico através de uma abordagem qualitativa. Utilizamos os estudos de Paulo Freire (2003, 2015) e Vygotsky (1999, 2001), para tratarmos sobre o conhecimento social construído na área rural e o princípio da dialogicidade defendida como instrumento de liberdade dos sujeitos. Os resultados da pesquisa demonstraram que o trabalho didático promovido pelo maestro contribui significativamente para a formação humana e musical dos integrantes da Banda de Guanacés e desempenha um papel fundamental na transformação individual e coletiva do contexto socioeducacional.
Descargas
Citas
BESSA, Evânio Reis et al. Cascavel 300 Anos. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2001.
BOGDAN, R; TAYLOR, S. Introduction to qualitative research methods: a phenomenological approach to the social sciences. New York: J. Wiley, 1975.
CARVALHO, Vinícius Mariano de. A música militar na Guerra da Tríplice Aliança: notas documentais e manuscritos revelados. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
NASCIMENTO, M. A. T. Método Elementar para o Ensino Coletivo de Instrumentos de Banda de Música “Da Capo”: um estudo sobre sua aplicação. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), 2007.
VYGOTSKY , L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VYGOTSKY, L.; LEONTIEV, A.; LURIA, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone, 2001.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 3. ed. p. 32. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 CRISTIANE SOARES GONÇALVES, MARCO ANTONIO TOLEDO NASCIMENTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.