A influência do Projeto Jardim de Gente na reinvenção do cotidiano: um estudo com os jovens do bairro Bom Jardim

Autores

  • Gabriel Nunes Lopes Ferreira Universidade Federal do Ceará
  • Marco Antonio Toledo Nascimento Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Educação Musical. Educação Não Formal. Cotidiano.

Resumo

O presente trabalho aborda a educação musical em espaços não escolares de ensino e como esses espaços contribuem para a educação musical na periferia de Fortaleza. A pesquisa tem como objetivo compreender, sob a perspectiva dos estudantes, a importância dos cursos de Música realizados pelo Projeto Jardim de Gente (bairro Bom Jardim – Fortaleza/ Ceará/ Brasil). Como abordagem metodológica, foi realizado um estudo de caso no curso de Prática de Conjunto. As fontes de evidência utilizadas foram os planos de aula do curso, o Projeto Político Pedagógico do Projeto e também as entrevistas com dez estudantes que participaram do curso no período de 2010 a 2013. Assim, o curso de Prática de Conjunto assume o papel de um espaço de mudanças de percepções com relação à prática musical e também com relação às atividades cotidianas dos estudantes. De acordo com os resultados, o Projeto surge como um espaço de democratização do saber musical, reinventando o cotidiano de seus frequentadores.

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Biografia do Autor

Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação/ Universidade Federal do Ceará

Marco Antonio Toledo Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular/ Curso de Música

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Publicado

01-01-2018

Como Citar

FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes; NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. A influência do Projeto Jardim de Gente na reinvenção do cotidiano: um estudo com os jovens do bairro Bom Jardim. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 129–154, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10319. Acesso em: 13 nov. 2024.