Fotografia, ensino e inclusão: Relato de experiência com alunos com deficiência visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0059

Palabras clave:

Fotografia, Paisagem Sonora, Deficiência Visual, Acessibilidade

Resumen

É aparentemente um contrassenso ponderar a construção de imagens para pessoas com deficiência visual, sobretudo quando tais sujeitos são os autores da produção imagética. De encontro a esta ideia, apresentamos alguns resultados do Projeto de extensão universitária A Fotografia e o Sentir. As ações envolveram o ensino e a prática fotográfica junto aos alunos do IEACN - Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, localizado na cidade de Campina Grande - PB. O estudo propõe um debate sobre recursos didáticos e métodos com foco na acessibilidade e inclusão, o uso da multissensorialidade para a construção imagética ao explorar estímulos auditivos e táteis, assim como a importância de propiciar ao aluno com deficiência visual o papel de fonte emissora e criativa. Tomamos por objetivo incentivar sujeitos autônomos e construtores do próprio conhecimento. Para tanto, apresentamos o relato de experiência sobre o desenvolvimento da autonomia e percepção fotográfica dos alunos com deficiência visual, que ao produzirem imagens, estimularam a consciência corporal e exploraram suas percepções, indicando o processo como possível abordagem metodológica para a técnica fotográfica inclusiva. O percurso teórico envolveu Barbosa (1999, 2007), Vygotsky (1997), Schafer (2003), Merleau-Ponty (1994), Alves (2009) entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ian Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Comunicação (Culturas Midiáticas Audiovisuais) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (2011) e especialização em Metodologia do Ensino em Artes pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Tem experiência no ensino das artes aplicadas à mídia, principalmente nas áreas de áudio (captação e desenho de som), fotografia (ênfase em fotojornalismo, publicidade e fotografia artística) e cinema (ênfase em direção, roteiro e som). Desenvolve pesquisas nas áreas de arte inclusiva, Remix, Cibercultura, Relação Imagem-Música . Professor do curso de Bacharelado em Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande na área de Áudio e Tecnologia.

Cristianne Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Comunicação (UFPE), especialista em Artes Visuais, bacharel em Arte e Mídia (UFCG), Jornalista (UEPB). Professora efetiva na Universidade Federal de Campina Grande no curso de Bacharelado em Arte e Mídia, na área de Estética e História da Arte, com ênfase em Artes Visuais.  Suas pesquisas e práticas estão relacionadas à Fotografia, Artes Visuais e Publicidade. Atualmente investiga a prática fotográfica realizada por pessoas com deficiência visual.

Citas

ALVES, Jefferson Fernandes. O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente. Educação em Questão, v. 27, n. 13, 2006

_____.. Deficiência visual e fotografia: o olhar pelo som, pelo tato e pela palavra alheia. In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 5., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: Uel, 2009. p. 1127-1134.

BAVCAR, Evgen. O ponto zero da fotografia. VSA art do Brasil, 2000. Disponível em: <https://dobrasvisuais.files.wordpress.com/2010/08/a-luz-e-o-cego.pdf>. Acesso: 18 dez 2020.

D´AVILA, Renato. Teco Barbero revela mistérios da fotografia cega. Novo olhar, G1-Sergipe, 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/se/sergipe/blog/novo-olhar/post/teco-barbero-revela-misterios-da-fotografia-cega.html>. Acesso em: 10. fev. 2021.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. São Paulo: 34, 2010.

DONDIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. Por que arte-educação? 6. ed. Campinas: Papirus, 2012.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2012.

FOULKES, Benjamin Mayer. Más allá de la mirada. Disponível em: . Acesso em: 10. dez. 2020.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.

JANELA da Alma. Direção de Direção de João Jardim e Walter Carvalho. São Paulo: Dueto Filmes, 2001. (73 min.), DVD, son., color.

KOSMINSKY, D. Visualidade e visualização: olhar, imagem e subjetividade. In: SZANIECKI, B. et. al. Dispositivo fotografia e contemporaneidade. Rio de Janeiro: NAU, 2013.

MAIA, João. Conheça João Maia, o fotógrafo cego, 2017. Disponível em: <https://college.canon.com.br/blog/conheca-joao-maia-o-fotografo-cego-56>. Acesso em: 10. dez. 2019.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

NUNES, Sylvia; LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. O aluno cego: preconceitos e potencialidade. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 55-64, jun. 2010. Semestral.

OLIVEIRA, João Ganzarolli. Do essencial invisível: arte e beleza entre os cegos. Rio de Janeiro: Revan Faperj, 2002.

IBGE. Censo Demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9749&t=destaques >. Acesso em: 18. jan. 2020.

RATTON, Miguel B. Fundamentos de áudio. 2 ed. Rio de Janeiro: Music Center, 2007.

RODRIGUEZ, Ángel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC São Paulo, 2006.

SCHAEFFER, Pierre. Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé 1941-1942. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

SCHAEFFER, Pierre. Tratados de los objetos musicales. Madrid: Alianza, 1988.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 2003.

VYGOTSKI, Lev. S. Fundamientos da defctologia: obras escogidas V. Madrid: Visor, 1997.

Publicado

2024-07-12

Cómo citar

COSTA, Ian; MELO, Cristianne. Fotografia, ensino e inclusão: Relato de experiência com alunos com deficiência visual. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0059, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0059. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17451. Acesso em: 3 dic. 2024.