Saberes docentes da prática pedagógico-musical dos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781722021025Palabras clave:
prática docente, prática pedagógico-musical, professor de música, Ensino Fundamental, ensino de músicaResumen
Este artigo teve por objetivo compreender quais são e como se articulam os saberes docentes da prática pedagógico-musical do professor licenciado em Música, do componente curricular Arte, dos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas da rede estadual de ensino de Mossoró (RN). Para este estudo, optou-se por adotar a abordagem qualitativa, apropriando-se do estudo de caso. Os dados foram construídos mediante entrevista semiestruturada, pesquisa documental e observações. O referencial teórico da pesquisa baseia-se nos estudos sobre saberes docentes de Tardif (2014), em alguns estudos da área da educação, como Freire (1996) e Pimenta (1996), e educação musical, como Beineke (2000) e Beaumont (2003). Os resultados demonstram que são diversos os saberes presentes na prática pedagógico-musical dos anos finais do Ensino Fundamental. Tais saberes são adquiridos por meio da formação pré-profissional, que contempla os saberes da vivência familiar; da vida escolar e da trajetória musical; da formação profissional para o magistério, incluindo os cursos de formação inicial e continuada; são advindos dos livros didáticos, como também produzidos e validados pela própria prática docente. Percebeu-se que os saberes são integrados à prática docente de diversas formas e são mobilizados de acordo com as situações do ofício docente.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Jéssica de. Quando em dois somos muitos: histórias de vida dialogadas e a atuação do professor de música na educação básica. Santa Maria, 2016. 97/98f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2016.
ARAÚJO, José Magnaldo de Moura. Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão. Natal, 2016. 197f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.
ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Formação docente do professor de música: reflexividade, competências e saberes. Revista Música Hodie, v. 6, n. 2, p. 141-152, 2006.
BEAUMONT, Maria. Paisagens polifônicas da música na escola: saberes e práticas docentes. Uberlândia, 2003. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2003.
BEINEKE, Viviane. O conhecimento prático do professor de música: três estudos de caso. Porto Alegre, 2000. 202f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.
BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União, 18 de agosto de 2008, Seção 1, p.1.
BRASIL. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, 03 de maio de 2016, Seção 1, p.1.
DEL BEN, Luciana Marta. Concepções a ações de educação musical escolar: três estudos de caso. Porto Alegre, 2001. 340f. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001.
DEL BEN, Luciana Marta. Sobre ensinar música na educação básica: ideias de licenciandos em música. Revista da ABEM, Londrina. v. 20, n. 29, p. 51-61, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, n. 61, 2002.
GOMES, Carolina Chaves. O ensino de música na educação infantil da cidade de Natal: concepções e práticas docentes. João Pessoa, 2011. 185f. Dissertação (Mestrado em Música). Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2011.
HENTSCHKE, Liane; AZEVEDO, Maria Cristina de Carvalho C. de; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Os saberes docentes na formação do professor: perspectivas teóricas para a educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 15, 49-58, set. 2006.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. A educação musical como prática educativa no cotidiano escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, 65-74, mar. 2004.
MACHADO, Daniela Dotto. Competências docentes para a prática pedagógico-musical no ensino fundamental e médio: visão dos professores de música. Porto Alegre, 2003. 147f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. Ed. – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade. Ano XXII, nº 74, abr. 2001.
PENNA, Maura. Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 13, 35-43, mar. 2006.
PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 16, 49-56, mar. 2007.
PENNA, Maura. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, n. 7, p. 7-19, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre, Artmed, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 69-76, set. 2007.
SILVA, Lisa de Lisieux Dantas da. A construção dos saberes docentes: saberes dos professores de arte das séries finais do ensino fundamental das escolas públicas em PE. Recife, 2007. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Gustavo Gomes Pereira, Giann Mendes Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.