Performatividade e desvio: processos criativos e pedagógicos em artes cênicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182022e0024Palabras clave:
teatro, performance, desvioResumen
Este trabalho integra uma pesquisa sobre estratégias de desvio no teatro contemporâneo. O objetivo do estudo é, por meio de análise de obras e processos, refletir sobre procedimentos de composição dramatúrgica e cênica que se desviam de poéticas tradicionais. Este artigo, particularmente, concentra-se em exemplos de experiências desenvolvidas por estudantes no Laboratório de Direção Teatral: Teatro, Rito e Peformance, componente voltado prioritariamente para alunos de Direção Teatral da Escola de Teatro da UFBA. A proposta é que, com a orientação do professor-pesquisador, os estudantes-artistas desenvolvam uma experiência de direção com processos cênicos híbridos, que transitam em territórios artísticos diversos. A bibliografia básica do componente abrange tópicos como Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade; Jerzy Grotowski e o Teatro Pobre; Renato Cohen e a Linguagem da Performance no Brasil. A perspectiva teórico-metodológica baseia-se nas noções de performatividade e teatralidade as quais, por sua vez, transitam em diferentes campos do conhecimento como a antropologia, a linguística e a sociologia.
Descargas
Citas
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
__________. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2014.
AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas: 1990.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
__________. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2004.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, v.8, p.197-210, 28 nov. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/57370/60352/>. Acesso em: 18 fev. 2020.
FERNANDES, Silvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Repertório Teatro & Dança, ano 14, n.16, p.11-23, jun. 2011. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/5391/3860>. Acesso em: 18. Fev. 2020.
FERNANDES, Silvia; GUINSBURG, J.. Prefácio. In: ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2014.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2013.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2011.
__________. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SARRAZAC, Jean-Pierre et al. (Org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama. Porto: Campos das Letras, 2002.
__________. Sobre a fábula e o desvio. : Rio de Janeiro: 7Letras: Teatro do Pequeno Gesto, 2013.
__________. Poética do drama moderno: de Ibsen a Koltès. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SCHECHNER, Richard. Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
SLOWIAK, James; CUESTA, Jairo. Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações, 2013.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 João Alberto Lima Sanches
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.