Inclusão e equidade nas oportunidades de ensino: o estudante surdo no contexto da educação inclusiva

Autores/as

  • Jurandir de Almeida Araújo Fundação Visconde de Cairu

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019218

Palabras clave:

Educação de Surdos, Educação Inclusiva, Equidade,

Resumen

Inclusão e equidade são temas atuais e bastante discutidos nos diferentes setores da sociedade brasileira, e na escola não é diferente. A inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula da escola regular, por exemplo, tem gerado discussões calorosas no meio escolar e acadêmico e, por conseguinte, um significativo número de estudos tratando do assunto. Assim, objetiva-se com este artigo tecer uma análise crítico/reflexiva acerca da inclusão de alunos surdos na escola da rede regular ensino a partir do ponto de vista de uma estudante surda. De abordagem social qualitativa, o estudo de caso foi escolhido para traçar e compor o itinerário da pesquisa. Em linhas gerais, o estudo revelou que há ainda um longo caminho a ser percorrido, tanto pelas escolas da rede pública quanto da rede privada, para se tornarem de fato inclusivas, uma vez que não oferecem, em sua maioria, a todas as pessoas equidade nas oportunidades de ensino. Em relação ao estudante surdo, evidenciou que o uso da Libras no contexto escolar e de sala de aula configura-se como um elemento potencializador no processo de ensino aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jurandir de Almeida Araújo, Fundação Visconde de Cairu

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Pedagogia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação, do grupo de Pesquisa Educação , Desigualdade e Diversidade e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps). Professor do curso de Pedagogia da Fundação Visconde de Cairu (FVC) e do curso de Pedagogia EAD/UNEB.

Citas

ALVES, José Matias. Equidade educativa: desafios pedagógicos, profissionais e organizacionais. In: MACHADO, Joaquim; ALVES, José Matias (Orgs.). Equidade e Justiça em Educação: desafios da escola bem-sucedida com todos. Porto, Portugal: UCP, 2017, p. 65-78.

ARAÚJO, Andressa Araújo de. Surdez e preconceito: uma análise a partir dos estudantes surdos e dos pais de surdos. 2018, 144f. Dissertação (Mestrado Psicologia Social). Universidade Federal de Sergipe. Sergipe: UFS, 2018.

ARAÚJO, Jurandir de Almeida. Criação de um Blog de Emprego Apoiado. In: DELGADO GARCIA, Jesus Carlos (Org.). 100 Projetos de Emprego Apoiado. São Paulo: ITS BRASIL, 2017a.

ARAÚJO, Jurandir de Almeida. As desigualdades e suas implicações na trajetória educacional dos sujeitos menos favorecidos. In: ARAÚJO, Jurandir de Almeida; SOBRINHO, Raquel Alves; SANTOS, Deyse Luciano de Jesus (Orgs.). Educação em Foco: questões e diálogos conexos. Curitiba: CRV, 2017b, p. 217-227.

BAYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação na Escola: alunos com necessidades educacionais especiais. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

BRASIL. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Corde,1994.

BRASIL. Lei n°. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília: Senado, 2009.

BURCI, Taissa Vieira Lozano; SANTOS, Annie Rose dos; COSTA, Maria Luisa Furlan Costa. Inclusão com igualdade ou com equidade: primeiras reflexões. Colloquium Humanarum, v. 14, n. Especial, jul./dez. 2017, p. 444-450. Disponível em: http://www.unoeste.br/site/enepe/2017/suplementos/area/Humanarum/4%20-%20Educação/INCLUSÃO%20COM%20IGUALDADE%20OU%20COM%20EQUIDADE%20PRIMEIRAS%20REFLEXÕES.pdf. Acesso em: 10 fev. 2018.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Educação Inclusiva para Surdos e as Políticas Vigentes. In: LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L. F. (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à LIBRAS e educação de surdos. São Carlos: EDUFSCar, 2014. p. 37-61.

CARVALHO, Rosita Edler Removendo barreiras para a aprendizagem. Educação inclusiva. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

CONSELHO Nacional de Saúde. Ministério da Saúde. Resolução no 196/96 sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Bioética 1996.

DAMASIO, Mirlene Ferreira. Educação escolar de pessoas com surdez: uma Proposta Inclusiva. 2005, 119f, Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Unicamp, 2005.

DECLARAÇÃO de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 07 jun. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GÓES, Maria Cecília Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas/SP: Autores Associados, 2004.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. Cedes, Campinas, vol. 26, n. 69, maio/ago. 2006, p. 163-184. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v26n69/a04v2669. Acesso em: 10 fev. 2018.

KIPPER, Délio José. Ética em pesquisa com crianças e adolescentes: à procura de normas e diretrizes virtuosas. Revista Bioética, v. 24, n. 1, 2016, p. 37-48. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bioet/v24n1/1983-8034-bioet-24-1-0037.pdf. Acesso em: 17 jan. 2018.

LIMA, Daisy Maria Collet de Araujo. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. 4.ed. Brasília: MEC, SEESP, 2006.

LIMA, Ezer Wellington Gomes; SENNA, Luiz Antonio Gomes. Escola e surdez: o que dizem professores e pais a respeito. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 24, jan./mar. 2018, p. 217-234. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/viewFile/6647/pdf. Acesso em: 14 mar. 2018.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 09-30.

MORAIS, Edilane Silva de Almeida; ARAÚJO, Jurandir de Almeida. A inclusão de aluno com deficiência visual na escola regular: uma análise a partir da percepção do estudante. Revista eletrônica de educação da Faculdade Araguaia, v. 13, n. 1, 2018, p. 34-45. Disponível em: http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara/issue/view/38/showToc. Acesso em: 13 maio 2018.

MORÁS, Nadjanara Ana Basso. A cultura da escola inclusiva na perspectiva dos alunos surdos. 2018, 126f Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Oeste do Paraná. Paraná: UOP, 2018.

PACHECO, José. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipeescolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PEREGRINO, Giselly dos Santos. Secreto e revelado, tácito e expresso: o preconceito contra/entre alunos surdos. 2015. 247p. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 2015.

RODRIGUES, David. Os desafios da Equidade e da Inclusão na formação de professores. Revista nacional e internacional de educación inclusiva, v. 7, n. 2, Junio 2014, p. 05-21. Disponível em: file:///C:/Users/Login/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/Dialnet-OsDesafiosDaEquidadeEDaInclusaoNaFormacaoDeProfess-4773176.pdf. Acesso em: 21 fev. 2018.

ROSA, Emiliana Faria. Educação de surdos e inclusão: caminhos e perspectivas atuais. Rev. Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, jul./dez. 2011, p. 146-157. Disponível em: file:///C:/Users/Login/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/2132-9910-1-PB.pdf. Acesso em: 21 fev. 2018.

SACKS, Oliver. Vendo vozes. Uma Viagem ao Mundo dos Surdos. São Paulo: Cia das Letras, 2002.

SILVA, Claudio Nei Nascimento; GOMES, Karla Viviane Veloso. A relação surdo-ouvinte e seu impacto na inclusão de estudantes surdos: um estudo a partir da percepção dos intérpretes de libras. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 14, n. 3, jul./set. 2018, p. 60-81. Disponível em: file:///C:/Users/Login/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/11535-43734-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 21 fev. 2018.

SKLIAR, Carlos. A educação para surdos entre a pedagogia especial e as políticas para as diferenças: desafios e possibilidades na educação bilíngue para surdos. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 1999.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.

Publicado

2020-04-01

Cómo citar

ARAÚJO, Jurandir de Almeida. Inclusão e equidade nas oportunidades de ensino: o estudante surdo no contexto da educação inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 218–237, 2020. DOI: 10.5965/1984317815022019218. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14229. Acesso em: 23 nov. 2024.