Frida Kahlo, Qorpo-Santo, Bispo do Rosário e Yayoi Kusama: a arte nos processos de saúde mental

Autores/as

  • Marcelo Forte Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019026

Palabras clave:

Saúde mental, Produção artística, Normalidade, Patologia

Resumen

O presente texto lança um olhar sobre quatro artistas e a relação que a arte produziu em suas vidas enquanto mantenedora da saúde mental. Foram escolhidos artistas do século XIX até o período atual, nomeadamente: Frida Kahlo, Bispo do Rosário, Yayoi kusama e Qorpo-Santo. Os três primeiros artistas visuais e o último escritor. Nas ações que cada um dos quatro artistas realizou e, no caso de Yayoi kusama ainda realiza, é possível compreender a forma como cada um decidiu incorporar a arte às suas vidas. Para aprofundar essa relação entre arte e sanidade mental, este artigo explorou dentro da história da saúde, os temas da saúde mental, da normalidade e da patologia para estabelecer este panorama que será apresentado a seguir. O intuito é perceber de que forma a arte pode ser um empreendimento de saúde mental para aqueles que buscam uma forma de expressar o que sentem e o que vivem em seus universos particulares.

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Biografía del autor/a

Marcelo Forte, Universidade de Coimbra

Doutorando em Estudos Contemporâneos pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Mestre em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Possui licenciatura plena no curso de Artes Visuais - Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) da UFSM, do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura Visual da UFG e da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, de Portugal.

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Publicado

2020-04-01

Cómo citar

FORTE, Marcelo. Frida Kahlo, Qorpo-Santo, Bispo do Rosário e Yayoi Kusama: a arte nos processos de saúde mental. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 026–045, 2020. DOI: 10.5965/1984317815022019026. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14047. Acesso em: 22 dic. 2024.