Biodiversidade e horta comunitária: relato de experiência envolvendo alunos com necessidades especiais
Palabras clave:
Biodiversidade, Educação especial, Ensino de Ciências, PETResumen
Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre um projeto desenvolvido pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PET BIO PONTAL), juntamente com estudantes voluntários do mesmo curso da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal. O projeto envolveu os estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de educação especial do município de Ituiutaba-MG e teve como objetivo abordar conteúdos sobre a biodiversidade de organismos viventes no ambiente de hortaliças, de maneira lúdica e inclusiva. Para isso, foram realizadas uma “dinâmica sensorial” para que os estudantes tivessem contato com as hortaliças, a implantação da horta na escola e a visita dos estudantes à universidade para análise das hortaliças e do solo, bem como dos organismos associados à eles. A realização deste projeto permitiu aos graduandos participantes uma experiência didática vivenciada fora da sala de aula convencional, junto a estudantes que apresentavam necessidades educacionais especiais (deficiências cognitivas), sendo enriquecedor para sua formação acadêmica e profissional. As dificuldades apresentadas durante a execução do projeto permitiram aos graduandos a reflexão acerca da educação inclusiva e o desenvolvimento de metodologias de trabalho que permitissem aperfeiçoar o ensino para este público. Observou-se que o projeto foi bem aceito pelo público-alvo, bem como pelos gestores da escola. Ainda, tornou mais evidente aos graduandos a exclusão sofrida pelos estudantes e a necessidade de repensar a educação, considerando as especificidades individuais de cada criança, especialmente aquelas que apresentam deficiências cognitivas.
Descargas
Citas
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; AMARAL, Ivan Amorosino. A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 2, p. 493-509, 2015.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
______. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei n. 9.394, 20 de Dezembro de 1996. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
______. Ministério da Educação – MEC. Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial. SESu MEC – Brasília, dezembro de 2006.
______. Congresso Nacional. Lei n. 13.005, de 25 de Junho de 2014. Plano Nacional de Educação (2014-2024). Brasília, DF. 2014.
______. Presidência da República. Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei n.13.146, de 06 de julho de 2015. Brasília, julho, 2015.
CAMARGO, N. S. J.; BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. O ensino de ciências e o papel do professor: concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Anais. XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. p. 2212 a 2227, 2015.
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; DE ABREU FONSECA, Kátia. A escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 19, n. 1, p. 107-127, 2017.
DUGOSH, Karen Leggett et al. Cognitive stimulation in brainstorming. Journal of personality and social psychology, v. 79, n. 5, p. 722, 2000.
FONSECA, K. A. Análise de adequações curriculares no ensino fundamental: subsídios para programas de pesquisa colaborativa na formação de professores. 2011. 126f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2011.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MRECH, Leny Magalhães. O que é educação inclusiva. Revista Integração, v. 10, n. 20, p. 37-40, 1998.
PLETSH, Márcia Denise. Educação especial e inclusão escolar: políticas, práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem. Poíesis Pedagógica, v. 12, n. 1, p. 7-26, 2014.
SANTANNA, Adriene. A gestão escolar no contexto da educação inclusiva: a educação especial em questão. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 2, n. 1, 2015.
SILVA, Cirlene. Os desafios da educação inclusiva e a escola hoje. Anuário de Produções Acadêmico-científicas dos Discentes da Faculdade Araguaia, Araguaia, v. 3, n. 1, p.133-146, mar. 2015.
SILVA, Maria Odete Emygdio. Educação Inclusiva – um novo paradigma de Escola. Revista Lusófona de Educação, v. 19, p. 119-134, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.