Arte e conhecimento: uma abordagem para o teatro na educação

Autores/as

Palabras clave:

Arte, Teatro, Conhecimento, Cognição, Imaginação

Resumen

Por que arte na educação? As respostas podem ser muitas, advindas de diversos campos de saber, para além, inclusive, do próprio campo da arte. Este ensaio busca abordar a experiência artística como ação cognitiva, de modo a fomentar as discussões que sustentem a presença e permanência das artes, em especial o teatro, na educação. Para tal, propõe uma discussão a parir de pressupostos teóricos – acerca da base metafórica da Cognição Imaginativa (Arthur Efland); da experiência artística como ação globalizadora de conhecimentos (Fernando Hernández); da imaginação como produto e processo de uma materialização estética constituída pela organização singular dos recursos simbólicos socialmente construídos (Vygotsky). Busca destacar a experiência cênica como espaço de conhecimento e produção de sentido, bem como possibilidade de ação, em ampliadas dimensões (Augusto Boal).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Libéria Rodrigues Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Aplicadas à Educação. Setor de Psicologia, Psicanálise e Educação Inclusiva.

Citas

ÁLVAREZ, Amelia.; DEL RIO, Pablo. Escritos sobre arte y educación creativa de Lev. S. Vygotski. Madrid: Fundación Infancia y aprendizaje, 2007.

BOAL, Augusto. O Arco-íris do Desejo: método Boal de Teatro e Terapia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

CTO Rio – Centro de Teatro do Oprimido Rio de Janeiro. Disponível em: <http://ctorio.org.brhttp://ctorio.org.br> Acesso em: 21 non. 2017.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocações e dialogismos. São Paulo: Hucitec, 2006.

DEWEY, John. Arte como Experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIDEROT, Denis. Paradoxo sobre o comediante. Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal. São Paulo: Editora Escala, 2006.

EFLAND, Arthur D. Arte y cognición: la integración de las artes en el currículum. Barcelona: Octaedro EUB (Ediciones Universitarias de Barcelona), 2004.

EFLAND, Arthur. D. Imaginação na cognição: o propósito da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.) Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p.318-345.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro po­bre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Monserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ª ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas de la vida cotidiana. 7ª ed. Madrid: Ediciones Cátedra, 2007.

MITHEN, Steven. A pré-história da mente: uma busca das origens da arte, da religião e da ciência. São Paulo: Editora UNESSP, 2002.

NEVES, Libéria Rodrigues. Contribuições da Arte ao Atendimento Educacional Especializado e à Inclusão Escolar. Rev. Bras. Educ. Espec., Marilia, v. 23, n. 4, p. 489-504, 2017.

NEVES, Libéria Rodrigues. Teatro-Conversação na Escola: o uso do Teatro na Conversação na mediação de conflitos na Educação. BH, MG, 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2014.

PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. A Cognição Imaginativa como projeto de formação do professor@/artista. In: XXVI CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. Boa Vista, 2016, p. 11-21.

PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Cognição Imaginativa. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, v. 3, n.6, p.96-104. 2013.

VYGOTSKY, Lev S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, Lev S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

NEVES, Libéria Rodrigues. Arte e conhecimento: uma abordagem para o teatro na educação. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 78–98, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13175. Acesso em: 22 nov. 2024.