Educação Física e Inclusão: experiências no Estágio Supervisionado na Educação Infantil

Autores/as

  • Priscilla de Araújo Costa de Sousa Universidade Federal de Roraima

Palabras clave:

Estágio, Educação Infantil, Psicomotricidade, Transtorno do Espectro Autista.

Resumen

Este estudo trata-se de um relato de experiência sobre o estágio supervisionado na educação infantil do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O objetivo baseia-se na socialização de conhecimentos construídos através do conjunto de vivências ao longo da prática pedagógica e o papel da Educação Física na inclusão de alunos que apresentam deficiência. O referido estágio realizou-se em uma escola da Rede Municipal de Boa Vista-RR, no período entre março e abril de 2017, com alunos do 1o e 2o períodos, dividindo-se em três etapas: observação, coparticipação e regência. Durante as aulas foi identificado um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de grau severo. A partir das observações, houve a elaboração de estratégias que incluíssem o aluno com TEA, utilizando-se de materiais sonoros, visuais e coloridos sendo norteado pela abordagem psicomotricista. Durante a regência, houve participação parcial da criança que apresentava autismo, obtendo progressos em algumas atividades propostas. Concluiu-se que, a Educação Física pode proporcionar impacto positivo nos domínios cognitivos e corporais da criança com deficiência.

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Biografía del autor/a

Priscilla de Araújo Costa de Sousa, Universidade Federal de Roraima

Graduada em Licenciatura em Educação Física na Universidade Estadual de Roraima-UERR; Graduanda em Licenciatura em Música na Universidade Federal de Roraima-UFRR. Atualmente é participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Esportes (GEPEFE) da UERR

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Publicado

2019-01-01

Cómo citar

SOUSA, Priscilla de Araújo Costa de. Educação Física e Inclusão: experiências no Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 246–265, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12144. Acesso em: 23 nov. 2024.