Muralismo: arte, cultura e pós-humanismo
Palabras clave:
Arte, Muralismo, Cultura, Pós-humanismo,Resumen
Este projeto de pesquisa e extensão teve como objetivo pensar a arte do mural como representação de culturas e etnias formadoras do município de Palmas (PR), a partir da concepção do pós-humanismo em sua vertente crítica e o conceito de “inclusivismo situado” proposto pela filósofa italiana Francesca Ferrando; questionando o conceito de cultura, visando uma proposta de criação e execução de um mural. Apresenta-se um breve histórico da formação étnica indígena da Terra Indígena Kaingang e quilombola das Comunidades Quilombola Maria Adelaide Trindade Batista, Castorina Maria da Conceição e Tobias Ferreira, cujas culturas possuem pouca referência e visibilidade entre os habitantes que integram e participam do cotidiano e da história deste município, assim como sírio-libaneses e japoneses, fato que motivou essa pesquisa. Conceitua-se a arte do mural como proposta de produção artística com viés social, utilizando a metodologia pós-humana; a metodologia de pesquisa qualitativa, bibliográfica exploratória e aplicada com a produção de pintura mural; e ainda, entrevistas pós produção artística aos representantes das etnias que compõem o mural. O mural elaborado a partir desta pesquisa está instalado no IFPR – Campus Palmas.
Descargas
Citas
ANJOS, Moacir dos. Local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BELL, Julian. Uma nova história da arte. Trad. Roger Maioli. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BRAIDOTTI, Rosi. Diferença, Diversidade e Subjetividade Nômade. Tradução: Roberta Barbosa. labrys, estudos feministas. Número 1-2, julho/ dezembro 2002. Disponível em: http://www.historiacultural.mpbnet.com.br/feminismo/Diferenca_Diversidade_e_Subjetividade_Nomade.pdf. Acesso em: maio/2016.
BRAIDOTTI, Rosi. The Posthuman. Polity Press: Cambridge, EUA. Edição do Kindle, 2013.
BRUGGER, Paula. Nós e os outros animais: especismo, veganismo e educação ambiental. Linhas Críticas, Brasília, v. 15, n. 29, p. 197-214, jul./dez. 2009. ISSN 1981-0431. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/6409. Acesso em: junho/2016.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade; tradução Helóisa Pezza Cintrão, ana Regina Lessa. E. ed. E. reimpr. São Paulo Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
_____. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: editora Cultrix, s/d.
CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO “PRÁCTIQUES MURAL CONTEMPORÁNIES”. Fundação Juan Miró. Editora: Nova Era, S.A., Barcelona, 2010.
FERRANDO, Francesca. NB. Dall'11 al 14 Settembre 2013 si terrá la 5° Conferenza Internazionale del Postumanesimo presso l'Universitá di Roma Tre, dal titolo: “The Posthuman: Differences, Embodiments, Performativity”. Site Academia.edu. Disponível em: file:///D:/Users/User/Downloads/POSTUMANESIMO_ALTERITA_E_DIFFERENZE.pdf.
_____. Toward a posthumanist methodology: a statement. Disponível em:
Acesso em outubro/2016.
GALLO, Silvio. Imagens do outro na filosofia: o desafio da diferença. ETD – Educ. Tem. Dig., Campinas, v.14, n.1, p.160-178, jan./jun. 2012 – ISSN 1676-2592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1250. Acesso em: abril/2017.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 10 ed. Rio de janeiro: DP&A, 2005.
https://www.academia.edu/1243762/TOWARDS_A_POSTHUMANIST_METHODOLOGY_A_Statement. Acesso em fevereiro de 2014.
KAJIBANGA, Victor. Crise da racionalidade lusotropicalista e do paradigma da ‘crioulidade’ (O caso da antropossociologia de Angola). África: Revista do Centro de Estudos Africanos. USP, S. Paulo, 22-23: 141-156, 1999/2000/2001. Disponível em: www.revistas.usp.br/africa/article/viewFile/75259/78761. Acesso em: maio/2016.
MAYER, Ralph. Manual do Artista de Técnicas e Materiais. São Paulo. Martins Fontes, 1996.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MOTA, Lúcio Tadeu. As Guerras dos Índios Kaingang. História Épica dos Índios Kaingang no Paraná (1769-1924) Editora da Universidade Estadual de Maringá – Maringá –PR, 1994.
Portal Kaingang. Disponível em: http://www.portalkaingang.org/index_palmas.htm. Acesso em: 22/010/2016.
PRIORI, Angelo; POMARI, Luciana Regina; AMÂNCIO, Silvia Maria; IPÓLITO, Veronica Karina. Comunidades quilombolas no Paraná In História do Paraná: séculos XIX e XX [online]. Maringá: Eduem, 2012, pp. 47-58. Disponível em: http://books.scielo.org/id/k4vrh/pdf/priori-9788576285878-05.pdf . Acesso em: 13 mai/2016.
RBJ Portal de Notícias. Disponível em: http://www.rbj.com.br/geral/patrimonio-cultural-estado-reconhece-obra-de-poty-lazzarotto-em-palmas-2658.html. Acesso em 27/02/2017.
RODRIGUES, Eloyna Ribas. História. Disponível em: http://pmp.pr.gov.br/la/sobre.php. Acesso em: 20 de maio de 2016.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SORGNER, Stefan Lorenz; RANISCH, Robert (Org.). Organizadores. Post- and Transhumanism: an introduction. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2014.
SOUZA, Almir Antonio. A invasão das terras Kaingang nos campos de palmas. O processo contra a liderança indígena Vitorino Condá (1839-44). Dossiê – Estudos sobre as sociedades Jê (Kaingang e Xokleng) no sul do Brasil. Revista Mediações, Londrina, V. 19 N. 2, p. 43-61, JUL./DEZ. 2014DOI: 10.5433/2176-6665.2014v19n2p43. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/20697. Acesso em setembro/2016.
SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
VASCONCELLOS, Camilo de Mello. As representações das lutas de independência no México na ótica do muralismo: Diego Rivera e Juan O’Gorman. Revista de História, 01 December 2005, Vol.0(153), pp.283-304. Disponível em: www.revistas.usp.br/revhistoria/article/download/19013/21076. Acesso em: 30/04/2017.
VIDEOS:
ART of Conflict. 2012 ‧ Documentário ‧ 1h 13m. Este filme mostra o impacto, a função e o futuro dos murais na Irlanda do Norte, uma expressão dos violentos problemas sociais da Irlanda. Data de lançamento: 12 de outubro de 2012 (mundial). Direção: Valeri Vaughn. Produção: Vince Vaughn, Netflix. Disponível em: https://www.netflix.com/watch/70267850?trackId=13752289&tctx=0%2C1%2Cecad8c91e951a7a21f004595fc70a8c1345079a2%3Ac4a5b3e7b97a68b91de9093500d106dc1f890829. Acesso em 20/03/2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.