Dilemas em Educação Inclusiva: problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger
Palabras clave:
Educação, Dupla necessidade educacional, Altas habilidades, AspergerResumen
Esta pesquisa trata dos dilemas da educação inclusiva em relação às questões de dupla necessidade educacional em Altas Habilidades/Asperger. O objetivo deste artigo é questionar a possibilidade de desenvolver um trabalho coeso com crianças que possuem dupla necessidade educacional, a fim de que ela tenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Situações como: identificação dessas crianças, a questão do diagnóstico, como os autores/as e suas teorias podem contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de crianças com esta necessidade e quais as abordagens possíveis a serem utilizadas em relação ao ritmo de aprendizagem e currículo, também serão abordadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de tipo exploratória, descritiva e interpretativa. Para discutir a existência da dupla necessidade especial em pessoas que apresentam Altas Habilidades e Asperger, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 02 (duas) especialistas no tema: Sheila Torma Rodrigues e Marli Deuner. Constatou-se que existem ao menos alguns tópicos comuns em relação às crianças com Altas Habilidades e Asperger, relativos à interação social, linguagem, questão de vocabulário sofisticado, memória fotográfica, inflexibilidade mental e assincronismo. Acredita-se que este assunto apesar de polêmico mereça ser alvo de estudos mais profundos.
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