Ensino de artes, relações de gênero, sexualidade e diversidade sexual: narrativas de estudantes gays

Autores/as

  • Pedro Paulo Souza Rios Universidade Federal de Sergipe
  • Alfrancio Ferreira Dias Universidade Federal de Sergipe
  • Andre Ricardo Lucas Vieira Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

Ensino de Artes, Relações de Gênero, Narrativas Gays

Resumen

O presente estudo tem por objetivo analisar as intersecções a partir das aulas do componente curricular Ensino de Artes e as relações de gênero, diversidade sexual e sexualidade, vivenciadas por três estudantes gays, do primeiro ano do Ensino Médio, do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães em Senhor do Bonfim – Bahia. Para tanto, utilizamos a perspectiva teórica pós-crítica, a partir das narrativas (auto)biográficas. O estudo sinalizou que o componente Ensino de Artes se constitui enquanto espaço educativo agregador da diversidade sexual e de gênero. Contudo, foi possível perceber que a matriz curricular da escola não consegue abarcar questões presentes na contemporaneidade, negligenciando temáticas como gênero, diversidade sexual e sexualidade. Assim, as narrativas evidenciam uma intrínseca relação entre o Ensino de Artes e as questões de gênero dentro da escola.  Compreender o Ensino de Arte enquanto componente curricular obrigatório no contexto escolar faz-se necessário, no entanto, compreendê-lo na perspectiva interdisciplinar, torna-se imprescindível, uma vez que a escola se configura enquanto espaço legítimo de interação das experiências dos sujeitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe; Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, pela Universidade do Estado da Bahia; Especialização em Filosofia Contemporâne e Ensino de Artes; Graduado em Filosofia e Pedagogia; Professor na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VII

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Sociologia (UFS). Professor Adjunto do Departamento de Educação - DEDI e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED da Universidade Federal da Sergipe. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero - CNPq. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEPIMG/UFS). Editor da Revista Tempos e Espaços em Educação. Desenvolve pesquisa e extensão nos seguintes temas: Gênero e educação; Formação docente e diversidade sexual; Sociologia do corpo; Estudos Queer e Educação.

Andre Ricardo Lucas Vieira, Universidade do Estado da Bahia

Mestrado em Educação de Jovens e Adultos pelo MPEJA - UNEB/BA, com especialização em Educação de Jovens e Adultos (2016), Matemática Financeira e Estatística (2015), ambas pela Universidade Candido Mendes, Gestão Escolar (2008) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia e licenciatura em Matemática pela Universidade Nove de Julho (2000). Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, lotado no campus VII em Senhor do Bonfim. Coordena o Curso de Pós Graduação (Lato Sensu) em Matemática Aplicada oferecido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - campus VII - Senhor do Bonfim e o Núcleo de Educação Matemática - NEMAT. Atuou como coordenador na PARFOR/UNEB no curso de Matemática do campus XVI - Irecê. Leciona ainda na Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN e na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana - UNEF, nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Estatística, Geometria Analítica e Matemática Aplicada. Tem experiência na área de Educação, atuando como professor nos seguintes temas: Formação do Educador, Identidade Docente, Educação Matemática, Teorias Psicológicas da Aprendizagem, Metodologia do Ensino de Matemática e Estágio Curricular Supervisionado em Matemátic

Citas

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

ARROYO, Miguel Gonzales. Currículo, Território em Disputa. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

AZEVEDO JUNIOR, José Garcia de. Apostila de Arte – Artes Visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design, 2007.

BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. Sapere Aude – Belo Horizonte, v.6 - n.11, p.12-16 – 1º sem. 2015. ISSN: 2177-6342

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino de arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental (Tema Transversal Sexualidade). Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino de Artes. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

BAUER, Martin Wien; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A, 2006.

JOSSO, MARIE-CHRISTINE. Experiências de vida e formação. São Paulo, Cortez, 2006.

LOURO, Guacira Lopes. (Org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 1996.

LOURO, Guacira Lopes. Currículo, Género e Sexualidade. Porto Editora. Porto: Portugal, 2001.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis – RJ: Vozes. 2007.

MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e pratica. Em G. L. Louro;J.F. Neckel & S. V. Goellner 9Orgs.), Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação (pp.9-27). Petrópolis: Vozes, 2003

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto, 2000.

SAVIANI, Dermeval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas: Histedbr, 2006.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SOUZA, Elizeu Clementino. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v.25, n. 11, p. 22 – 39, jan./abr., 2006a.

SOUZA, Elizeu Clementino. O Conhecimento de si – Estágio e narrativas de formação de professores. Salvador, BA, UNEB, 2006b.

VAN GOGH, V. Cartas a Théo. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2008.

Publicado

2019-01-01

Cómo citar

RIOS, Pedro Paulo Souza; DIAS, Alfrancio Ferreira; VIEIRA, Andre Ricardo Lucas. Ensino de artes, relações de gênero, sexualidade e diversidade sexual: narrativas de estudantes gays. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 098–118, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10170. Acesso em: 21 nov. 2024.