O fortalecimento do Conselho Escolar no Centro Educacional Municipal São Cristóvão: reflexões e mudanças
Keywords:
Conselho Escolar, Gestão Escolar Democrática, Órgão ParticipativoAbstract
Este estudo apresenta uma reflexão sobre o fortalecimento do Conselho Escolar no Centro Educacional Municipal São Cristóvão de Fraiburgo SC, como um recorte do Projeto de Intervenção proposto no curso. O projeto foi criado com o intuito de discutir a importância, a função de cada membro e as ações que esse Conselho deve executar para que exerça papel significativo na comunidade. Descrevemos as ações desenvolvidas para a efetiva implantação do Conselho Escolar, a partir de palestras, discussões com a comunidade e da distribuição de livros e cartilhas. Concluímos que a criação do Conselho contribuiu para obtermos, no Centro Educacional, uma educação democrática e de qualidade, a partir da qual alunos e comunidade interagem para a construção de uma escola cidadã.
Downloads
References
AZEVEDO, J. M. L. de. O projeto político-pedagógico no contexto da gestão escolar. 2010. Disponível em: <http://moodle3.mec.gov.br/ufsc/>. Acesso em: 9 ago.2010.
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U., de 23 de dezembro de 1996.
______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da escola pública. Brasília: 2004.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: 2004.
______. Recorte da lei do Sistema Estadual de Educação - Art. 18 a 21 – SEE/SC, Lei Complementar nº 170 / 1998.
BUZO, L.; MACHADO, H. P. V. Gestão democrática escolar e a participação do conselho escolar: uma reflexão. Disponível em: <http://moodle3.mec.gov.br/ ufsc/file.php/6/Conselhos_Escolares/pdf>. Acesso em: 12 ago. 2010.
CASTRO, M. L. S. de; WERLE, F. O. C. Projeto político-pedagógico como instrumento de autonomia nas redes municipais de ensino público. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 191-221, jan./jul. 2005. Disponível em: <http://www.perspectiva.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html>. Acesso em: 16 ago. 2010.
CURY, Carlos Roberto Jamil. O direito à educação: um campo de atuação do gestor educacional na escola. Disponível em: <http://moodle3.mec.gov.br/ufsc/>. Acesso em: 9 jul. 2010.
FARFUS, Daniel. Gestão escolar: teoria e prática na sociedade globalizada. Curitiba: Ibpex, 2008.
LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
NAVARRO, I. P. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos conselhos escolares. vol. 5. p. 49-51. 2004. Disponível em: <http://moodle3.mec.gov.br/ufsc/>. Acesso em: 15 ago. 2010.
OLIVEIRA, J. F. de; MORAES, K. N. de; DOURADO, L. F. Gestão escolar democrática: definições, princípios, mecanismos de sua implementação. Disponível em: <http://moodle3.mec.gov.br/ufsc/>. Acesso em: 9 ago.2010.
PARO V. H. Administração escolar: introdução crítica. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTA CATARINA. Decreto nº 3.429, de 08 de dezembro de 1998. Regulamenta o Conselho Deliberativo Escolar nos estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública estadual.
____. Portaria N/008/99 de 27/05/99 – (publicada no DO-SC N. 16.177, de 01.06.1999). Regulamenta os procedimentos referentes ao Conselho Deliberativo Escolar nas Unidades Escolares de Educação Básica da Rede Pública Estadual.
SILVA, I. M. da. Autoavaliação e gestão democrática na instituição escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. v.18, n. 66, Rio de Janeiro Jan./Mar. 2010.Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S0104-40362010000100004&lang=pt> Acesso em: 15 ago. 2010.
SOUZA, A. R. de et al. Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: Ed. da UFPR. Caderno 1 da Coleção Gestão e avaliação da escola pública, p.15-22. 68 p, 2005. Disponível em:<http://moodle3.mec.gov.br/ufsc/mod/data/view.php?d= 101&advanced=0&paging=&page=1>. Acesso em: 15 ago. 2010.
SOUZA, A.R. de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, v. 25, n. 3, Belo Horizonte, Dez. 2009. Disponívelem:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S010246982 009 00300007&lang=pt>. Acesso em: 15 ago. 2010.
VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, Dec. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0101-326220 0300 61 00 002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 ago. 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.