Educação pela arte - experiências teatrais na Educação do Campo (2010-2013)
Keywords:
Educação do Campo, Teatro, Formação de Educadores,Abstract
Este texto é um breve relato de experiência e provém da pesquisa de mestrado O teatro na formação de educadores - Experimentos com a Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ, defendida em 2013 pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Realizada com a turma Oséias de Carvalho (2010-2013), um dos principais objetivos da pesquisa foi estudar as ações do Laboratório de Artes a partir das experiências narradas por cada um dos educandos e educandas, nos seus cadernos reflexivos - que também são instrumentos pedagógicos desse Laboratório. Esta primeira turma foi formada por militantes dos movimentos sociais e sindicais, do campo e da cidade, e das populações quilombola, indígena e caiçara. O resultado imediato da pesquisa foi a criação da primeira vaga para docente de teatro da UFRRJ. A experiência que segue é fruto das reflexões da autora sobre as leituras das narrativas dos integrantes dessa primeira turma, sobre as narrativas das experiências teatrais, no âmbito do Laboratório de Artes do Curso.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 8.ed. - São Paulo: Brasiliense, 2012.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. Ação Cultural e Revolução Cultural. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/download/2741/2088.
LAMBERT, Maria Fátima y Monteiro, A. S. Aproximações a uma definição da educação estética e da “formação de gosto”. Revista Portuguesa de Filosofía. Tomo. XLIX. Fasc. 1-2. Año 1993; página 171-194. Disponível em: https://www.academia.edu/1085404/Aproxima%C3%A7oes_a_uma_defini%C3%A7ao_da_educa%C3%A7ao_est%C3%A9tica_e_da_forma%C3%A7ao_de_gosto
LARROSA, Jorge. Experiência e Alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011.
LEC. Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Educação do Campo (LEC-2010-2013/UFRRJ), 2010.
MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.
PERISSÉ, Gabriel. Estética & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n.3, p. 3-15 1989. Em:http://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf
SANT'ANNA, Paulo Afranio; MARQUES, Luiz Otávio Costa. Pibid Diversidade e a Formação de Educadores do Campo. Educ. Real., Porto Alegre , v. 40, n. 3, p. 725-744, set. 2015. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362015000300725&lng=pt&nrm=iso>
SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.