Fotografia para inclusão de jovens com necessidades especiais de educação

Authors

  • Walter Karwatzki Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813012017200

Keywords:

Educação, Fotografia, Inclusão, Jovens, Artes,

Abstract

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2011, apontam que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convive com alguma forma de deficiência, dentre as quais cerca de 200 milhões experimentam dificuldades funcionais consideráveis. Nos próximos anos, a deficiência será uma preocupação ainda maior porque sua incidência tem aumentado. Este relato de experiência apresenta um projeto de extensão de inclusão que tem como campo de estudo a questão da discriminação de adolescentes com necessidades especiais de educação. O objetivo dessa prática foi promover ações, via uma oficina de fotografia, que podem ampliar as possibilidades de inclusão e socialização no contexto de que fazem parte, de jovens em vulnerabilidade de exclusão social, vivenciando o sentimento de pertencimento no dia a dia da sociedade. Visando atender a esses objetivos, foi desenvolvido um projeto entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) de Porto Alegre e duas Escolas Municipais Especiais de Ensino Fundamental, entre os anos de 2013 e 2014. O projeto foi desenvolvido com uma turma de doze alunos, seis de cada escola, e foi acompanhado por duas professoras. Resultaram do projeto duas exposições com as imagens feitas por eles ao longo do curso; uma interna, no IFRS e outra externa, no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), resultante de uma seleção por edital.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Walter Karwatzki, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Coordenador de Projetos Culturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS. Câmpus Porto Alegre.

References

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FERREIRA, Maria Elisa Caputo, GUIMARAES, Marly. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FONSECA, Vitor da. Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce. Porto Alegre: Artmed, 1995.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL – IFRS. A instituição. Disponível em: http://www.poa.ifrs.edu.br/institucional/a-instituicao.

Acesso em: 22 nov. 2016.

KLAUSEN, Adriana Paula Siqueira. O ensino das artes visuais: algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre, 2013. 62 f. Trabalho de conclusão de graduação em licenciatura em artes Visuais – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2013.

MENDES, Ricardo Fotografia e inclusão (social): revendo experiências das últimas três décadas. Revista D’Art. São Paulo, p. 71 – 75. Disponível em: http://www.centrocultural.sp.gov.br/revista_dart/pdfs/dart12%20fotografia%20e%20inclus%C3%A3o%20social.pdf Acesso em: 24 nov. de 2016.

MONTARDO, Sandra Portella. Fotos que fazem falar: desafios metodológicos para análise de redes temáticas em fotologs. Disponível em: www.revistaeletronica.pucs.br. Acesso em: 24 nov. 2016.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório mundial sobre a deficiência. World Health Organization, The World Bank, Tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. São Paulo: SEDPcD, 2012, 334 p.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Aproximações entre comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era ciberspaço. In: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal. 2008.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Escola Professora Lygia Morrone Averbuck. Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/lygia/historia.html. Acesso em: 22 nov. 2016.

________. Escola Professor Elyseu Paglioli Disponível em: http://websmed.por-

toalegre.rs.gov.br/escolas/elyseu/historia.html. Acesso em: 22 nov. 2016.

RIBEIRO, Alexandre; SOUZA, Samille; CRUZ, Karla. O papel da fotografia na percepção do mundo e o recorte do indivíduo comum como um ato de construção sociocultural de si mesmo. Disponível em: www.slidesearch.org. Acesso em: 21 nov. 2016.

Published

2017-04-01

How to Cite

KARWATZKI, Walter. Fotografia para inclusão de jovens com necessidades especiais de educação. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 200–227, 2017. DOI: 10.5965/1984317813012017200. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8998. Acesso em: 22 nov. 2024.