Fotografia para inclusão de jovens com necessidades especiais de educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317813012017200Keywords:
Educação, Fotografia, Inclusão, Jovens, Artes,Abstract
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2011, apontam que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convive com alguma forma de deficiência, dentre as quais cerca de 200 milhões experimentam dificuldades funcionais consideráveis. Nos próximos anos, a deficiência será uma preocupação ainda maior porque sua incidência tem aumentado. Este relato de experiência apresenta um projeto de extensão de inclusão que tem como campo de estudo a questão da discriminação de adolescentes com necessidades especiais de educação. O objetivo dessa prática foi promover ações, via uma oficina de fotografia, que podem ampliar as possibilidades de inclusão e socialização no contexto de que fazem parte, de jovens em vulnerabilidade de exclusão social, vivenciando o sentimento de pertencimento no dia a dia da sociedade. Visando atender a esses objetivos, foi desenvolvido um projeto entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) de Porto Alegre e duas Escolas Municipais Especiais de Ensino Fundamental, entre os anos de 2013 e 2014. O projeto foi desenvolvido com uma turma de doze alunos, seis de cada escola, e foi acompanhado por duas professoras. Resultaram do projeto duas exposições com as imagens feitas por eles ao longo do curso; uma interna, no IFRS e outra externa, no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), resultante de uma seleção por edital.Downloads
References
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FERREIRA, Maria Elisa Caputo, GUIMARAES, Marly. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FONSECA, Vitor da. Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce. Porto Alegre: Artmed, 1995.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL – IFRS. A instituição. Disponível em: http://www.poa.ifrs.edu.br/institucional/a-instituicao.
Acesso em: 22 nov. 2016.
KLAUSEN, Adriana Paula Siqueira. O ensino das artes visuais: algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre, 2013. 62 f. Trabalho de conclusão de graduação em licenciatura em artes Visuais – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2013.
MENDES, Ricardo Fotografia e inclusão (social): revendo experiências das últimas três décadas. Revista D’Art. São Paulo, p. 71 – 75. Disponível em: http://www.centrocultural.sp.gov.br/revista_dart/pdfs/dart12%20fotografia%20e%20inclus%C3%A3o%20social.pdf Acesso em: 24 nov. de 2016.
MONTARDO, Sandra Portella. Fotos que fazem falar: desafios metodológicos para análise de redes temáticas em fotologs. Disponível em: www.revistaeletronica.pucs.br. Acesso em: 24 nov. 2016.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório mundial sobre a deficiência. World Health Organization, The World Bank, Tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. São Paulo: SEDPcD, 2012, 334 p.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Aproximações entre comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era ciberspaço. In: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal. 2008.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Escola Professora Lygia Morrone Averbuck. Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/lygia/historia.html. Acesso em: 22 nov. 2016.
________. Escola Professor Elyseu Paglioli Disponível em: http://websmed.por-
toalegre.rs.gov.br/escolas/elyseu/historia.html. Acesso em: 22 nov. 2016.
RIBEIRO, Alexandre; SOUZA, Samille; CRUZ, Karla. O papel da fotografia na percepção do mundo e o recorte do indivíduo comum como um ato de construção sociocultural de si mesmo. Disponível em: www.slidesearch.org. Acesso em: 21 nov. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.