Cidade de Vitória (ES) nos cartões-postais: a cidade em exposição e suas potencialidades educativas
Keywords:
Educação, Artes, Cartões-Postais, Cidade,Abstract
A análise de dados evocados em plataformas virtuais de pesquisa aponta que os estudos sobre a cidade, por meio de cartões-postais, constituem-se como lócus de pesquisa com pouca abrangência na área da educação brasileira. Diante desse nicho de pesquisa, o artigo que segue tem como objetivo principal apresentar estudo sobre o potencial educativo dos cartões-postais para reflexões sobre o processo de modernização da cidade de Vitória, no Espírito Santo. A pesquisa insere-se no rol das investigações documentais e de cunho bibliográfico, tendo em vista que investiga documentos como mapas e cartões-postais de Vitória e dialoga com estudos sobre o processo de modernização dessa cidade. Apresenta também depoimentos de integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Educação na Cidade, do Instituto Federal do Espírito Santo, de modo a analisar, por meio de tais dados empíricos, o potencial educativo dos postais investigados. Para discorrer sobre esses depoimentos, estudos e imagens, a pesquisa interage com apontamentos bakhtinianos referentes aos conceitos de dialogismo e polifonia.Downloads
References
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CALVINO, I. Cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CANEVACCI, M. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 2004.
CHISTÉ, P. de S.; SGARBI, A. D. Cidade educativa: reflexões sobre educação, cidadania, escola e formação humana. Revista Debates em Educação Científica e Tecnológica, Vitória, v. 6, n. 1, out. 2015.
ESPÍRITO SANTO. Material educativo da exposição Postais do Espírito Santo: acervo Monsenhor Jamil Abib. 2016.
FRANCO, P. dos S. Cartões-postais: fragmentos de lugares, pessoas e percepções. Métis: história e cultura, 2006, p. 25-62.
FREIRE, P. Educação permanente e as cidades educativas. São Paulo: Vila das Letras, 2007.
GADOTTI, M.; PADILHA, P. R. Escola Cidadã, cidade educadora: projeto político-pedagógico e práticas em processo. In: GADOTTI, Moacir; PADILHA, Paulo Roberto; CABEZUDO, A. Cidade educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortêz, 2004.
HABERMANS, Jürgen. A constelação pós-nacional: ensaios políticos. Trad. Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Littera Mundi, 2001.
HARVEY, D. Cidades Rebeldes. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
KLUG, L. B. Vitória: sítio físico e paisagem. Vitória: EDUFES, 2009.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.
________. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MACÊDO, E. S. O discurso do graffiti em interação: uma proposta dialógica de leitura de imagens para o ensino da arte. Anais. 24º Encontro da Associação Nacional de pesquisadores de artes plásticas, Santa Maria/RS, 2015. p. 2822 a 2836. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s5/erika_sabino_macedo.pdf. Acesso em: 20 set. 2016.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
PETRY, Michele Bete. Revistas como exposições: Arte do Espetáculo e Arte Nova (Rio de Janeiro, 1895-1904). 2016. Doutorado em Educação: Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 319 f.
SANTOS, Leonardo Bis dos. A modernidade chega de navio: ensaio sobre o desenvolvimento do Espírito Santo pelo viés da expansão portuária. In: RIBEIRO et all. Modernidade e modernização no Espírito Santo. Vitória/ES, Edufes, 2015. p. 157-178.
SILVA, J. I. da. Cidade Educativa: um modelo de renovação da educação. São Paulo: Cortêz & Moraes, 1979.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.