Contribuições da Arte e do professor arteterapeuta para a Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317813022017136Keywords:
Educação, Artes, Inclusão, Arte Terapia, DocênciaAbstract
Ao longo do tempo tem-se constatado a importância das praticas artísticas para o desenvolvimento da sensibilidade, da socialização e educação dos indivíduos, bem como, a utilização da arte como sendo um viés terapêutico. Desta forma, este trabalho tem por objetivo discutir a importância do professor de arte e a inserção de práticas terapêuticas para alunos com necessidades especiais. Para tanto, discutiu-se sobre a educação inclusiva e as práticas artísticas do professor, sobre a importância da arte para a sociedade e para a educação, e sobre a “Arteterapia” e as práticas terapêuticas na Educação especial. Compreendeu-se que, ao estimular diversas funções e habilidades, as práticas artísticas podem ser inseridas na educação especial com o proposito de perceber as habilidades e necessidades de cada educando visando a aprendizagem.Downloads
References
ALLESSANDRINI, Cristina Dias. Analise micro genética da oficina criativa: projeto de modelagem em argila. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte educação: leitura no subsolo.4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
BOATO, Elvio Marcos. A caminho de um ensino mais que especial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC; SEESP, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas. 2. ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série Saberes e práticas da inclusão).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC; SEF, 1998.
CARDOSO, Maria Cecília de Freitas. Adaptando o conteúdo utilizando grandes áreas curriculares. Brasília: Corde, 1997.
CIORNAI, Selma. Percursos em arteterapia. São Paulo: Summus, 2004.
COLL, Cesar; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre. Artes Médicas, 1995.
COSTA, Robson Xavier da. A socialização do portador de deficiência mental através da arte. Revista Integração, Brasília, ano 12, ed. esp., p. 16-19, 2000.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. In: MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira. São Paulo: Educa Brasil; Midiamix, 2001.
EFLAND, Arthur. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: BARBOSA, Ana Mae; GUINSBURG, Jacó (Org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 173-188.
FERNANDES, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1990.
FERREIRA, J. R.; GLAT, R. Reformas educacionais pós-LDB: a inclusão do aluno com necessidades especiais no contexto da municipalização. In: SOUZA, Donaldo Bello de; FARIA, Lia Ciomar Macedo de. (Org.). Descentralização, municipalização e financiamento da Educação no Brasil pós-LDB. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 372- 390.
GOLDSCHMIDT, Lindomar. Sonhar, pensar e criar. Rio de Janeiro: Wak, 2004.
GUATTARI, Felix. CAOSMOSE: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
LIEBMANN, Marian. Exercícios da arte para grupos. São Paulo: Summus, 2000.
MAZZOTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
OMETE, Sadão. A formação do professor de educação especial na perspectiva da inclusão. In BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP. 2003. p. 153-170.
ONU. Declaração de Salamanca. Espanha 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 24 out. 2015.
ORTIZ, Luciana Guedes Machado. Capacitando professores de ensino fundamental em serviço para uma educação inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2003.
PROENÇA, Graça. História da arte. São Paulo: Ática, 2000.
READ, Herbert. O Sentido da arte. 3. ed. São Paulo: Ibrasa, 1976.
RUTZ, Tais B. Educação inclusiva e ensino de arte, percalços entre teoria e prática. 2010. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação: Licenciatura em Artes Visuais) - Instituto de Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
SILVA, Silvia Maria Cintra da. Psicologia escolar e arte: uma proposta para a formação e atuação profissional. Campinas: Alínea; Uberlândia: Ed. Universidade Federal de Uberlândia, 2005.
SILVEIRA, Nise. O mundo das imagens. São Paulo: Ática, 2001.
URRUTIGARAY, Maria Cristina. Arteterapia e transformação pessoal pelas imagens. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2004.
VYGOTSKY, Lev S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.