INDISCIPLINA E/OU DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781112015028Keywords:
, indisciplina, dificuldade de aprendizagem, formação docente, família, sala de aula.Abstract
Este trabalho aborda a questão da indisciplina na escola e o papel do professor diante da problemática. A fim de contribuir para o esclarecimento e intervenção adequada perante as dificuldades encontradas em sala de aula, abordamos o conceito de indisciplina no ambiente escolar, enfatizando questões ligadas às dificuldades de aprendizagem e o papel do professor diante de alunos indisciplinados ou com dificuldade de aprendizagem. Segundo, Yves de La Taille (1996), atualmente, a indisciplina é vista como negação de todo valor e regras, portanto, a grande vilã dos problemas das salas de aulas. Este trabalho recorre à pesquisa de cunho qualitativo (BOGDAN e BIKLEN, 1994), em que a observação constitui um dos principais instrumentos de coleta de dados. Neste sentido, os questionamentos que orientam este estudo são: como os professores devem agir diante de alunos com dificuldades comportamentais e cognitivas? Quais são as variáveis individuais e profissionais que contribuem para o comportamento dos alunos em sala de aula? Qual é o papel da escola diante da problemática? Nossas hipóteses são de que a escola deve oferecer ao aluno um ambiente propício para desenvolver suas capacidades, sejam elas comportamentais e/ou cognitivas, e que os docentes devem ter uma formação que garanta competência técnica para que consigam oferecer um ensino de qualidade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.