AS ARTES VISUAIS COMO MEDIAÇÃO NA SUPERAÇÃO DA HIPERATIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO

Authors

  • Luzita Maria Erichsen Universidade Estadual De Ponta Grossa/PR
  • Ana Luiza Ruschel Nunes Universidade Estadual De Ponta Grossa/PR

Abstract

Este artigo teve como objetivo alertar pais e professores sobre a necessidade de saber identificar os alunos portadores do TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, pois a hiperatividade está presente em grande número na população infanto-juvenil em fase escolar. Pretende-se revelar as dificuldades de aprendizagem do hiperativo e apontar maneiras de superação das mesmas por meio do fazer artístico. A abordagem foi qualitativa através de um estudo de caso com um aluno em específico. Utilizou-se na coleta de dados, a observação e entrevista semi-estruturada. Foi embasado nos autores, Barbosa (2003), Topczwski, (1999), Schwartzman, (2001) e Trivinos(1987) e foi utilizado adicionalmente como fundamentação teórica, bibliografia pertinente ao assunto que contemplou as necessidades de pesquisa. Palavras-chave: Artes Visuais, educação, mediador, Hiperatividade, déficit de atenção

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-04-22

How to Cite

ERICHSEN, Luzita Maria; RUSCHEL NUNES, Ana Luiza. AS ARTES VISUAIS COMO MEDIAÇÃO NA SUPERAÇÃO DA HIPERATIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 68–95, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3212. Acesso em: 22 dec. 2024.