Retratos de mulheres pelo prisma das sensibilidades
análise das obras de dois acervos museológicos em Curitiba/PR
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782122025118Keywords:
artistas mulheres, profissionalização feminina, gêneroAbstract
Este estudo mapeia os artistas cujas obras pertencem ao acervo do Museu Paranaense (MP) e do Museu Oscar Niemeyer (MON), que por meio de publicações e exposições, permanecem como referência na produção em artes visuais, em Curitiba. Fontes que se traduzem em materialidades para compreensão do papel das mulheres e das artistas na sociedade paranaense. Nele, questiona-se: Qual a inserção das mulheres na posição de artista? Como as mulheres são retratadas? Dialoga-se com autores que tratam da profissionalização feminina, do campo da arte e da representação da beleza: Michelle Perrot, Ana Paula C. Simioni, Georges Vigarello e outros, bem como, os aportes teóricos do campo das sensibilidades a partir da abordagem de Sandra J. Pesavento, alinhado com os pressupostos da História Cultural. Constata-se um número pequeno de mulheres artistas: três – na exposição Memórias das Ruas; seis – na publicação Personagens da História do Paraná. As mulheres são retratadas de modo recatado e a maioria representa uma elite local, memorizadas em seus papéis de esposa, mãe e filha ou por seus vínculos com o magistério e as artes.
Downloads
References
ANDERSEN, Alfredo. Delfica G. Carneiro. 1897. 1 original de arte, óleo sobre tela, color., 60,5 x 48 cm. Secretaria de Estado da Cultura. Acervo de artes visuais do Museu Paranaense de Curitiba. Disponível em: http://www.memoria.pr.gov.br/biblioteca/fotos.php?cod_acervo=33418. Acesso em: 23 jan. 2023.
ANDERSEN, Alfredo. Emília Ericksen. Sem data A. 1 original de arte, óleo sobre tela, color., 68 x 55 cm. Secretaria de Estado da Cultura. Acervo de artes visuais do Museu Paranaense de Curitiba. Disponível em: http://www.memoria.pr.gov.br/biblioteca/fotos.php?cod_acervo=33401. Acesso em: 23 jan. 2023.
ANDERSEN, Alfredo. Maria Amélia D’Assumpção. 1924. 1 original de arte, óleo sobre tela, color., 87 x 67 cm. Secretaria de Estado da Cultura. Acervo de artes visuais do Museu Paranaense de Curitiba. Disponível em: http://www.memoria.pr.gov.br/biblioteca/fotos.php?cod_acervo=33387. Acesso em: 23 jul. 2023.
ANDERSEN, Alfredo. Maria Ferreira. Sem data B. 1 original de arte, óleo sobre tela, color., 61 x 48 cm. Secretaria de Estado da Cultura. Acervo de artes visuais do Museu Paranaense de Curitiba. Disponível em: http://www.memoria.pr.gov.br/biblioteca/fotos.php?cod_acervo=33382. Acesso em: 23 jul. 2023.
ARAÚJO, Silvete Aparecida Crippa. Julia Wanderley, modelo das professoras paranaenses (1874-1918). In: Anais do Congresso Nacional de Educação (Educere), 10., 2011, Curitiba. Curitiba: PUC/PR, 2011. p. 3280-3293.
AREND, Silvia Fávero. Meninas: trabalho, escola e lazer. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. Nova história das mulheres no Brasil. 1. ed. 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2013, p.65-83.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de: CORRÊA, Mariza. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
CARNEIRO JUNIOR, Renato Augusto (Coord.) et al. Personagens da história do Paraná: acervo do Museu paranaense. Curitiba: Samp, Museu Paranaense, 2014, 182p.
CIRCULANDO por Curitiba. Bustos e estátuas de Curitiba – Maria Polenta. 20 maio 2012. Não paginado. Disponível em: http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2012/05/maria-polenta.html. Acesso em: 23 jan. 2023.
CORRÊA, Amélia Siegel. Alfredo Andersen (1860-1935): retratos e paisagens de um norueguês caboclo. 2011. 306 f. Tese (Pós-Graduação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências humanas, São Paulo, 2011.
CORREIA, Iria Cândida. Delfica Guimarães. 1860. 1 original de arte, óleo sobre tela, color., 72,5 x 58,6 cm. Secretaria de Estado da Cultura. Acervo de artes visuais do Museu Paranaense de Curitiba. David Carneiro. Disponível em: http://www.memoria.pr.gov.br/biblioteca/fotos.php?cod_acervo=33801
Acesso em: 23 jan. 2023.
CUNHA, Gregorio Nazianzeno de Mello e. Curso de desenho geométrico e elementar. 1. ed. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1907.
CUNHA, Luiz Antonio. Ensino Superior e Universidade no Brasil. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira et al. 500 anos de educação no Brasil. 5. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 151-204.
D’ASSUMPÇÃO. Maria Amélia. Francisca de Menezes. Sem data. 1 original de arte, óleo sobre tela, color., 48,5 x 34,5 cm. Secretaria de Estado da Cultura. Acervo de artes visuais do Museu Paranaense de Curitiba. David Carneiro. Disponível em: http://www.memoria.pr.gov.br/biblioteca/fotos.php?cod_acervo=33906. Acesso em 23 jan. 2023.
DE BONA, Theodoro. Hermínia Rolim Lupion. 1949. 1 original de arte, óleo sobre tela, color, 90,5 x 75,5 cm. Secretaria de Estado da Cultura. Acervo de artes visuais do Museu Paranaense de Curitiba. Disponível: http://www.memoria.pr.gov.br/biblioteca/fotos.php?cod_acervo=34038. Acesso em 23 jan. 2023.
ESTEVINHO, Glória; OLIVEIRA, Ricardo Costa de (Org.). Nepotismo, parentesco e mulheres. Curitiba: Urbi et Orbi, 2016. 594 p. In: NEP-UFPR (Núcleo de Estudos Paranaenses), Curitiba, v. 3, n. 4, p. 293-304, dez. 2017.
FREITAS, Artur C. de. A consolidação do moderno na história da arte do Paraná: anos 50 e 60. Revista de História Regional, v.8, n.2, p. 87-124, 2003.
GANZ, Ana Maria. Vivências e falas trabalho feminino em Curitiba, 1925-1945. 1994. 172 f. Dissertação (Pós-Graduação) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curitiba, 1994.
HABNER, June E. Mulheres da elite: honra e distinção das famílias. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. Nova história das mulheres no Brasil. 1. ed. 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2013, p. 43-64.
LÖSSNITZ, Gislene. O primeiro jardim de infância no Brasil: Emília Ericksen. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Faculdade de Educação, Ponta Grossa, 2006.
MATOS, Maria Izilda; BORELLI, Andrea. Trabalho: espaço feminino no mercado produtivo. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. Nova história das mulheres no Brasil. 1. ed. 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2013, p. 126-147.
MELLO, Graciele Dellalibera de. As representações de gênero e a educação feminina no Paraná oitocentista (1849-1886). Dissertação de Mestrado (Educação). Curitiba, UFPR, 2018.
MUSEU Casa Alfredo Andersen (MCAA). Discípulos de Andersen. Não paginado. Disponível em: <http://www.mcaa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=19>. Acesso em: 15 jul. 2017.
MUSEU Oscar Niemeyer (MON). Lista das obras da exposição Memória das Ruas: retratos dos personagens de Curitiba. 24 set. 2016-5 fev. 2017. In: Documentação e Pesquisa do MON. Imp., 15 f.
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SOUSA, Nilvan Laurindo. A escola normal de Curitiba e o pioneirismo de Julia Wanderley. In: HISTEDBR (on-line), Campinas, n. 42, p. 265-278, jun. 2011.
OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 24, p. 1-32, 2020.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. 2. ed. 5. reimp. São Paulo: Contexto, 2017.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Este mundo verdadeiro das coisas de mentira: entre a arte e a história. Estudos históricos. n.30, p.56-75, Rio de Janeiro, 2002.
PRIORI, Claudia. Mulheres e a pintura paranaense: relação entre arte e gênero (fim do século XIX e começo do século XX). In: História: Questões e Debates. Curitiba, volume 65, n. 1, p. 359-384, jan./jun. 2017.
PRIORI, Claudia. Maria Amélia D’Assumpção: entre retratos e naturezas-mortas, o protagonismo de uma pintora no começo do século XX no Paraná. Revista Educação, Arte e Inclusão, vol.18, p.3-25, 2022.
SALTURI, Luis Afonso. Gerações de artistas plásticos e suas práticas: sociologia da arte paranaense das primeiras décadas do século XX. 2011. 259f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
SANTOS, Nádia Maria Weber; MEIRELES, Maximiano Martins de. As sensibilidades na pesquisa em história da educação: delineamentos a partir do acervo da historiadora Sandra Jatahy Pesavento. Revista História da Educação (Online), v. 25, p. 1-27, 2021.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, v. 17, n. 50, out. 2002, p.143-185.
SOFIO, Séverine. Como ter sucesso nas artes sem ser um homem? Manual para artistas do século XIX. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Brasil. n. 71, p. 28-50, dez. 2018.
VIGARELLO, Georges. História da beleza. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Rossano Silva, Adriana Vaz

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
