Dois estudos de caso sobre o processo criativo na aula de artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782122025

Palavras-chave:

Arte; Educação; Processo criativo; Feminio e Masculino

Resumo

Este artigo investiga, à luz da teoria psicanalítica freudiana, como se dá o processo criativo de estudantes em aulas de Arte na escola pública. Por meio de dois estudos de caso em turmas do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), busca-se compreender as implicações subjetivas do fazer artístico e a maneira como se articulam elementos do feminino e do masculino nas produções dos alunos. A análise enfoca não apenas os resultados materiais, mas o percurso criativo, revelando como o ensino de arte pode ser um espaço de expressão e elaboração simbólica da sexualidade e das vivências escolares. Conclui-se que o espaço artístico contribui para a constituição subjetiva, propiciando uma vivência de alteridade e de integração simbólica entre os polos do feminino e do masculino, favorecendo, assim, processos educativos mais inclusivos e humanizadores.

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Biografia do Autor

Clarissa Pimentel Portugal

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Licenciada e Bacharela em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília.

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida., Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília; Pesquisadora –colaboradora do PPGE/FE na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação (EAPS) eixo Educação e Subjetividade na Abordagem Transdisciplinar Psicanalítica. Coordenadora do NEAL/CFORM/CEAM –UnB.

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

PORTUGAL, Clarissa Pimentel; MARQUES ZANFORLIN PIRES DE ALMEIDA., Inês Maria. Dois estudos de caso sobre o processo criativo na aula de artes. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 164–188, 2025. DOI: 10.5965/198431782122025. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/22823. Acesso em: 19 dez. 2025.