O desenho de crianças e jovens na escola: breves considerações sobre a deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182022e0032Keywords:
Desenho, Deficiência Intelectual, EscolaAbstract
O presente escrito apresenta uma breve discussão sobre o desenho de crianças e jovens com deficiência intelectual, abordando a intervenção pedagógica na perspectiva da educação inclusiva, a partir de uma revisão bibliográfica. Considerando a escassez de pesquisas sobre o processo de aprendizagem de crianças e jovens com deficiência intelectual, este texto surge como desmembramento de investigações sobre a apropriação da escrita por meninos e meninas. Na revisão bibliográfica realizada, os estudos analisados evidenciam diversos recortes de investigação e abordagens teóricas diferenciadas para investigar as produções das crianças. Nos artigos encontrados, os autores destacam a pouca discussão a respeito do desenvolvimento do desenho de meninos e meninas com deficiência intelectual e foram também notadas as lacunas de pesquisas que abordem a relação entre o desenho e o ensino. Tendo como abordagem teórica a psicologia histórico-cultural, o texto também apresenta alguns princípios conceituais sobre o desenho e o ensino para que essa linguagem seja potencializada no espaço escolar. Considerando a importância da educação para o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual, entende-se que a temática apresenta relevância e há a necessidade de ampliação do seu debate no campo pedagógico, na atualidade.
Downloads
References
ANACHE, Alexandra; MITJÁNS, Albertina. Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. São Paulo. 2007, vol.11, n.2, p. 253-274. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v11n2/v11n2a06.pdf. Acesso em: 19 fev. 2013.
DANGIÓ, Meire C. dos Santos; MARTINS, Lígia M. A alfabetização sob enfoque histórico-cultural: contribuições didáticas. São Paulo: Autores Associados, 2018.
DERDYK, Edith. Papel em branco. In: GOBBI, Marcia A.; PINAZZA, Mônica A.(Orgs). Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014, p. 127-135.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado na criança: práticas e formação do educador. Porto Alegre: Zouk, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso: fundamentação científica, subsídios para coleta de dados, como redigir o relatório. São Paulo: Atlas, 2009.
LURIA, Alexander Romanovitch. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEÓNTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006, p. 143-189.
MARTINS, Alice Fátima. Toda Criança desenha... Toda criança desenha?! 2010. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/36089884/Toda_crianca_desenha-libre.pdf. Acesso em: 19 fev. 2013.
OLEQUES, Liane Carvalho. Desenho infantil: possibilidade de ensino a crianças com deficiência intelectual. Revista Ciclos. Florianópolis. 2015, v. 2, n. 4. pp. 16-25. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/ciclos/article/view/4933/4077. Acesso em: 14 out. 2019.
OLEQUES, Liane Carvalho. Desenho e escrita: características na produção gráfica de duas crianças com Síndrome de Down. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, n. 54, p. 41-52, 2016.
OLEQUES, Liane Carvalho. Desenho infantil e o ensino de Artes visuais: Desenhando com crianças com deficiência intelectual. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 564-581, set./dez. 2019.
PATROCÍNIO, Wanda. O desenho e as suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental. Rev. online Bibl. Prof. Joel Martins. São Paulo, v.2, n. 2, p.149-160, 2001. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1077/1092. Acesso em: 19 fev. 2013.
PLETSCH, Denise. A escolarização de alunos com deficiência intelectual/mental na perspectiva histórico-cultural: políticas públicas, processos cognitivos e aspectos pedagógicos. Revista educação em Foco, v. 1, p. 239-250, 2012. Disponível em: http://www.eduinclusivapesq-uerj.pro.br/images/pdf/PLETSCH,%20_Artigosemperiodicos_2012.2.pdf. Acesso em: 20 ago. 2017.
REILY, Lucia. O ensino de Artes Visuais na escola no contexto da Inclusão. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.80, pp.84-102. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v30n80/v30n80a07.pdf. Acesso em: 14 out. 2019.
SAVIANI, Dermerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2013.
SILVA, Silvia Maria. Condições sociais da constituição do desenho infantil. Psicol. USP. São Paulo. v. 9, n. 2. p. 205-220, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641998000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 jun. 2019.
TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013.
TSUHAKO, Yaeko. O ensino do desenho como linguagem: em busca de da poética pessoal. 2016. 215f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Marília, 2016.
VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKI, Lev S. Fundamentos de defectología. 2. ed. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1995.
VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. Lev S. Vigotski: apresentação e comentários: Ana Luiza Smolka. Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKI, Lev S. Psicologia pedagógica. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Daiane Santil Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.