Practices of care and cultivation of attention with children

Authors

  • Luciana Vieira Caliman Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). https://orcid.org/0000-0001-8558-6562
  • Janaína Mariano César Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPSI/UFES).
  • Virgínia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781642020166

Keywords:

atenção, cuidado, crianças, ecologia da atenção.

Abstract

This study analyzes an experience carried out in Brazil in which children diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and relational problems, users of a Psychosocial Care Center for Children and Adolescents (CAPSi), participate in an atelier of literature reading. The proposal of “Oficina da Palavra” is to offer an alternative to the use of medicines as the central mode of treatment, through a collective and participative device of reading and care. The atelier was held as an intervention research based on the cartography method. It emphasizes the joint dimension of attention and the importance of building ecosystems in which attention to oneself and to others is cultivated. From an ecological perspective that goes beyond individualistic and naturalistic views of attention, care for attention problems emerges as a work of cultivating correspondence and joint, opened concentrated attention, involving the construction of favorable ecosystems.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Vieira Caliman, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES).

 Pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais (CES) de Coimbra, Portugal, e pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No Brasil, integra o Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos (NUCC) e a Rede de Estudos de Práticas Conectivas em Políticas Públicas (Conectus). Tem se dedicado à pesquisa da atenção e dos processos de medicalização e medicamentalização atuais, especialmente no que tange ao Transtorno do Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Seus estudos são orientados por uma perspectiva ecológica da atenção e pela prática de pesquisa cartográfica.

Janaína Mariano César, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPSI/UFES).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Como pesquisadora desenvolve seu trabalho na vinculação com a Rede de Estudos de Práticas Conectivas em Políticas Públicas (Conectus). Dedica-se à atuação e estudos relacionados aos processos de produção de subjetividade, processos formativos, ética, processos grupais e clínico-institucionais.

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista PQ do CNPq na área de psicologia cognitiva. Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual. Membro do grupo de pesquisa CNPq Cognição e Subjetividade. Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual. Publicou A invenção de si e do mundo (Autêntica, 2007), Políticas da cognição (Sulina, Kastrup, Tedesco e Passos, 2008), Histórias de cegueiras (Kastrup e Pozzana, CRV, 2016) e Cegueira e invenção (CRV, 2018). É uma das organizadoras de Pistas do Método da Cartografia v.1 (Passos, Kastrup e Escóssia, Sulina, 2009) e Pistas do Método da Cartografia v.2 (Passos, Kastrup e Tedesco, Sulina, 2014), Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual (Moraes e Kastrup, Nau, 2010) e Movimentos micropolíticos em saúde, formação e reabilitação (Kastrup e Machado, CRV, 2016) .

References

BERGSON, H. (1922/2001). Introduction (deuxième partie): de la position des problèmes » [1922], La pensée et le mouvant dans Œuvres, André Robinet (éd.), Paris, Presses universitaires de France, p. 1271-1330, 2001 [1959].

BOULLIER, D. Por une conception cosmopolitique du care. Cosmopolitiques. Laboratoire des pratiques l’écologie politique, 2010. Disponível em: https://blogs.mediapart.fr/dominique-g-boullier/blog/310810/pour-une-conception-cosmopolitique-du-care. Acessado em: 29 maio 2020.

CALIMAN, L.; DOMITROVIC, N. Uma análise da dispensa pública do metilfenidato no Brasil: o caso do Espírito Santo, Physis, vol. 23, n.3, p. 879-902, 2013.

CALIMAN, L. et al. O Cultivo Atencional como Exercício de Participação: Oficinar com Crianças na Saúde Mental. Ayvu, Rev. Psicol., v. 05, n. 01, p. 42-66, 2018.

CALIMAN, L. et al. Oficina da Palavra: literatura, infância e cultivo da atenção. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 14, n. 1, janeiro-março, 2019.

CALIMAN, L.; PRADO, M. R. Prise de psychostimulants et attention: l’expérience de deux adolescents diagnostiqués TDAH au Brésil et en France. La nouvelle revue, Éducation et société inclusives, 85, p. 261-276, april, 2019.

CHAVES, F. A. M.; CALIMAN, L. Entre Saúde Mental e a Escola: A Gestão Autônoma da Medicação. Rev. Polis e Psique, V. 7, N. 3, p. 36-60, 2017.

CITTON, Y. Pour une écologie de l’attention. Paris: Le Seuil, 2014, p. 313.

CONRAD, P. The discovery of hyperkinesis: notes on the medicalization of deviant behavior. Soc. Probl., v. 23, n.1, p. 12-21, 1975.

CONRAD, P. Expansion: from hyperactive children to adult ADHD. In: CONRAD, P. (org.). The medicalization of society: on the transformation of human conditions into treatable disorders. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2006, p.46-69.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mille Plateaux. Paris: Minuit, 1980, p. 645.

DEPRAZ, N. De l’“inter-attention” à l’attention inter-relationnelle. Le croisement de l’attention et de l’intersubjectivité à la lumière de l’attention conjointe. Symposium. V. 14, p.104-118, 2010.

DEPRAZ, N.; VARELA, F.; VERMERSCH, P. On becoming aware: A pragmatic of experiencing. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamin Publishing Company, 2003, p. 281.

DRUCE, A. Bruxa, bruxa, venha à minha festa. Ilustrações: Pat Ludlow. São Paulo: Editora Brinque-book, 2008.

FREUD, S. (1912). Conseils aux médecins sur le traitement psychanalytique. Disponível em https://psycha.ru/fr/freud/1912/conseils_medecins.html. Acesso em: 29 maio 2020.

GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO – Guia de Apoio a Moderadores. CAMPOS, Rosana et al. DSC/FCM/UNICAMP; AFLORE; DP/UFF; DPP/UFRGS: 2014, p. 44. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/paganex/guia_gam_moderador_-_versao_para_download_julho_2014.pdf. Acesso em: 29 maio 2020.

GUIA DA GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO – GAM. CAMPOS, Rosana et al. DSC/FCM/UNICAMP; AFLORE; IPUB/UFRJ; DP/UFF; DPP/UFRGS, 2012, p. 71.

HUSSERL, E. De la sinthèse passive. Grenoble, França: Jérôme Milon, 1998, p. 431.

INGOLD, T. Anthropology and/as education. Routledge: New York, 2018, p. 94.

JAMES, W. The principles of Psychology. New York: Dover, 1950.

KASTRUP, V. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, v. 16, n. 30, p. 07-16, 2004.

KASTRUP, V. Sobre livros e leitura. In: Kastrup, V.; Tedesco, S; Passos, E. (orgs.). Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008a, p. 241-266.

KASTRUP, V. Cartografias literárias. In: Kastrup, V.; Tedesco, S; Passos, E. (orgs.). Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina. 2008b, p. 267-295.

KASTRUP, V. Production de subjectivité dans un atelier de lecture au Brésil. Chimères, v. 49, p.34-46, 2003.

KASTRUP, V. La cartographie comme méthode: Pistes pour la pratique d’une recherche-intervention. Bulletin de Psychologie, v. 536, n. 2, p. 125-134, 2015.

KASTRUP, V. Le fonctionnement de l’attention dans le travail du cartographe. Multitude, v. 75, n. 2, p.135-144, 2019.

KINOSHITA, R. T. Contratualidade e reabilitação psicossocial. In: PITTA, A. M. F. (org.). Reabilitação psicossocial no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1996.

LACHAUX, J. P. Le Cerveau attentive: Contrôle, maîtrise et lâcher-prise. Odile Jacob: Paris, 2013, p. 385.

DE-NARDIN, N. H.; SORDI, R. O. Aprendizagem da atenção: uma abertura à invenção. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, 2008.

ORTEGA, F.; ZORZANELLI, R.; GONÇALVES, P. V. Academic and professional Tensions and debates around ADHD in Brazil. In: BERGEY, M.; FILIPE, A.; CONRAD, P.; SINGH, I. (eds.). Global perspectives on ADHD: Social dimensions of diagnosis and treatment in sixteen countries, Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2018. p. 186-207.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCOSSIA, L. (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 206.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; TEDESCO, S. (orgs.). Pistas do Método da Cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum (vol. 2). Porto Alegre: Sulina, 2016, p. 310.

PASSOS, E. et al. Autonomia e cogestão na prática em saúde mental: o dispositivo da gestão autônoma da medicação (GAM). Aletheia, Canoas, RS, Brasil, v. 41, p. 24-38, 2013.

PETIT, M. L'art de lire ou comment résister à l'adversité. París: Editions Belin, 2008.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental. Porto Alegre: Sulina, 2014, p. 247.

SCAIFE, M; BRUNER, J.S. The capacity for joint visual attention in the infant. Nature, v. 253, n. 5489, p. 265-266, jan., 1975.

STENGERS, I. Introduction: Propagation des concepts. In: STENGERS, I. (org.) D’une scienece à l’autre: des concepts nomads. Paris: Seuil, 1987, p. 9-26.

STERN, D. The interpersonal world of the infant: a view from psychoanalysis and developmental psychology. LondreS: Karnac Books, 1998.

TARDE, G. Les lois le l’imitation. Paris: Les empêcheurs de penser en rond, 2001, p. 447.

TOMASELLO, M. Joint Attention as Social Cognition. In: MOORE, C.; DUNHAM, P. J. (eds.) Joint Attention: its Origins and Role in Development (1995). New York: Psychology Press, 2014, p.103-130.

UEXKULL, J. Von mondes animaux et monde humain. Paris: Pocket, 2004, p. 188.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. L’inscription corporelle de l’esprit. Paris: Seuil, 1993, p. 382.

VERMERSCH, P. L’attention entre phénoménologie et sciences expérimentales: Eléments de rapprochement. Expliciter, v. 44, p.14-43, 2002.

Published

2020-10-01

How to Cite

CALIMAN, Luciana Vieira; CÉSAR, Janaína Mariano; KASTRUP, Virgínia. Practices of care and cultivation of attention with children. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 166–195, 2020. DOI: 10.5965/198431781642020166. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17887. Acesso em: 3 jul. 2024.