A arte na cultura surda

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0008

Keywords:

Arte, arte surda, comunidade surda, identidade surda

Abstract

A presente pesquisa tem por finalidade promover uma reflexão sobre como a arte pode contribuir para a construção e a divulgação da identidade surda ao evidenciar sua importância para a vida dos surdos e sua comunidade. Neste trabalho empregou-se a abordagem qualitativa cujo levantamento bibliográfico nos levou a utilizar textos de autores que abordam a arte surda como: Anjos (2008), Caldas (2006); e a surdez como: Nakagawa (2012), Perlin (2008), Quadros (2004), Skliar (1998), Strobel (2008), dentre outros autores que possuem pesquisas com temas que colaboraram para a elaboração deste artigo cuja finalidade é promover reflexões acerca da importância da arte surda para os alunos surdos e a Comunidade Surda, ao passo que tentamos identificar a existência de carências que envolvem o uso dessa arte no cotidiano do surdo, assim como sua relevância no auxílio para o processo de inclusão dos surdos na sociedade e seus benefícios, tanto para os surdos quanto para sua comunidade e afins.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Yuri Miguel Macedo, Federal University of Espírito Santo

Professor Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Professor no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Formação de Professores em Letras-Libras na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia, licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança - FABIBE, Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira, Especialista em Educação de Jovens e Adultos.

Renan Antônio da Silva, State University of Ceará

Foi Docente Visitante no Programa de Pós - Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Foi Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis).

Felipe Freitas de Araújo Alves, Federal University of Amazonas

Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Pesquisador líder no grupo de pesquisa GEPECUMA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (UNESP/UECE/PUC-SP/CPS/FIOCRUZ/UnB/ Universidade de Coimbra e University of Warwick). Membro da Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud de São Paulo (SPSIG). Advogado, Parecerista "ad hoc" em Revistas Acadêmicas. Bacharel em Direito e Teologia. Licenciado em Filosofia e Pedagogia.

References

ANJOS, Rosa Virgínia Oliveira dos. Autoestima resgatada pela identidade com artistas surdos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Curso de Especialização em Pedagogia da Arte. Porto Alegre, 2008. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/15702. Aceso em: 22 jul. 2021.

BRASIL. IBGE. Censo Demográfico, 2010.

CALDAS, Ana Luiza Paganelli. O filosofar na arte da criança surda: Construções e saberes. Dissertação(mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, 2006. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/8735/000587787.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 abr 2021.

CAMPELLO, A. R. S. Pedagogia visual / Sinal na educação dos surdos. In: QUADROS, R. M.; PERLIN, G. Estudos surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul: 2007. p. 100-131.

CORNCINI LOPES, Maura (organizadora). CULTURA SURDA & LIBRAS. [S. l.]: UNISINOS, 2012. 283 p.

CRUZ, Andreza Nunes Real da. Aula de arte com surdos: criando uma prática de ensino. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Artes – Profartes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/143081/cruz_anr_me_ia.pdf?sequence=3. Acesso em: 10 abr. 2021.

FUX, Maria. Dançaterapia. Tradução de Beatriz A. Cannabrava. São Paulo: Summus. 1988. Disponível em:https://books.google.com.br/books?id=UC-oaR33_WsC&printsec=frontcover&dq=isbn:8532303153&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjcgpaNmbriAhVbIrkGHTwrDBsQ6AEIKTAA#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 10 abr. 2021.

MANTOAN, Maria Tereza Egler (org.). 1997. A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Memnon. SENAC.

MULLER DE QUADROS, Ronice; PERLIN, Gladis (organizadoras). Estudos Surdos II. Petropolis, RJ: Arara Azul, 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). CNE/CEB. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução, nº 2, de 11 de setembro de 2001. [S. l.], 31 nov. 2001.

NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012. https://core.ac.uk/download/pdf/12428313.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

NETO, Daniel Neves; JESUS, Luciana Pereira de e GOMES, Antenor Rita. Arte surda: interfaces entre cultura surda e cultura visual. Centro virtual de cultura surda-revista virtual de cultura surda, Edição 21, 2017. Disponível em: https://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/1%C2%BA%20Artigo%20de%20Santos%20Neto%20%26%20Pereira%20de%20Jesus%20%20%26%20Gomes.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial, 10 jan. 2001.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei n°10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 25, abr. 2002.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 13.278/2016, de 2 de maio de 2016. Altera o 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília: Diário Oficial, 3 maio 2016.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 9.394/1996, de 2 de maio de 2016. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial, 23 dez. 1996.

QUADROS, Ronice Müller de. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa / Secretaria de Educação Especial; Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos - Brasília: MEC; SEESP, 2004. PDF.

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Surdos: qual escola? qual escola? 22. ed. Manaus: Valer e Edua, 2011.

SILVA, Adriana de Moraes da; ROCHA, Évila Caroline Soeiro. Musicalidade e surdez: a música como referência de um estudo sobre o processo de interação do surdo com seu meio social (p. 43-67). In: PINHEIRO, Moisaniel Oliveira; LIMA, José Willen Brasil; SILVA, Adriana de Moraes da (org.). Surdez e inclusão educacional: diálogos acadêmicos acerca da educação de surdos. Porto Alegre- RS: Editora Fi, 2019.

SKLIAR, Carlos (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre cultura surda. 2. Ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

SUTTON-SPENCE, Rachel; Traduzido por Cayley Guimarães. Porque precisamos de poesia sinalizada em educação bilíngue. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n° 2/2014, p. 111-128. Editora UFPR.

Published

2021-07-26

How to Cite

MACEDO, Yuri Miguel; SILVA, Renan Antônio da; ALVES, Felipe Freitas de Araújo. A arte na cultura surda. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 17, p. e0008, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16374. Acesso em: 21 nov. 2024.