A matemática no PIBID Interdisciplinar: educação inclusiva

Autores

  • Jurema Lindote Botelho Peixoto Universidade Estadual de Santa Cruz http://orcid.org/0000-0002-5648-7001
  • Cristiane Andrade Fernandes Centro Educativo Fé e Alegria. Núcleo de Educação popular: diálogos frerianos.
  • Wolney Gomes Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317816012020100

Palavras-chave:

PIBID Interdisciplinar, Educação Inclusiva, Matemática, Formação de professores,

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência na escola básica é uma realidade que desafia a escola e seus professores. Os cursos de Licenciatura necessitam abordar as especificidades desses estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta a experiência do subprojeto PIBID-Interdisciplinar na área de matemática no contexto da educação inclusiva no período de 2016 a 2018. A coordenação das três áreas envolvidas, Matemática, Letras e Pedagogia, apoiaram-se na abordagem de investigação-ação para o desenvolvimento das seguintes ações: grupo de estudo, planejamento pedagógico, intervenção na escola básica e sistematização das experiências. O planejamento das atividades de intervenção foi baseado no Desenho Universal para a aprendizagem e em Atividades Orientadoras de Ensino. As ações proporcionaram a reflexão/problematização sobre os aportes da educação especial na perspectiva inclusiva, ressaltando a importância de (re)conhecer as potencialidades dos diversos estudantes na escola básica.  Destacamos a importância da interação da Matemática com outras áreas de conhecimento para o planejamento e enfrentamento da realidade no contexto inclusivo.

 

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Biografia do Autor

Jurema Lindote Botelho Peixoto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Área de Matemática.

Cristiane Andrade Fernandes, Centro Educativo Fé e Alegria. Núcleo de Educação popular: diálogos frerianos.

Coordenadora em espaço não formal. Coordenadora do Núcleo de Educação Popular: diálogos freireanos. Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB).

Wolney Gomes Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor adjunto do Departamento de Letras e Artes. Área de Libras.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho; FERNANDES, Cristiane Andrade; ALMEIDA, Wolney Gomes. A matemática no PIBID Interdisciplinar: educação inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 100–126, 2020. DOI: 10.5965/1984317816012020100. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14652. Acesso em: 28 mar. 2024.