O ensino da arte como facilitador da aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual numa escola da rede municipal de Belo Horizonte

Authors

  • Danilo Arnaldo Briskievicz INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - IFMG
  • Cibele Silva de Aquino Costa Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Diego Norberto Souza Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Enderson de Carvalho Gonçalves Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Mariana Lopes de Almeida Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Leila Mara Siqueira de Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317816012020235

Keywords:

Estética, Educação, Arte, Deficiência intelectual,

Abstract

Investigamos as relações possíveis entre a estética e a educação a partir de um trabalho de campo desenvolvido no primeiro semestre de 2018, numa escola municipal do município de Belo Horizonte/MG, que atende alunos e alunas com deficiência intelectual com mais de dezoito anos. A partir de uma visita técnica ao estabelecimento, coletamos informações sobre a forma de dinamização das aulas e do processo ensino-aprendizagem através da arte [oficinas de teatro, de artesanato, de dança], alicerçada pela concepção sociointeracionista de Lev Vygotsky e por diagnósticos médicos precisos para um atendimento personalizado. A partir da observação do cotidiano da escola e de sua pedagogia centrada nas atividades artísticas e culturais percebemos uma importante contribuição para a educação inclusiva na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. A metodologia usada foi o trabalho de campo baseado na observação do cotidiano escolar em suas diversas atividades, a pesquisa bibliográfica e a geração de relatório de pesquisa com entrevistas e fotografias das atividades. Os resultados da pesquisa e da imersão no universo desta escola demonstram que a estética e a educação podem se servir mutuamente uma da outra, com ganhos expressivos na qualidade do ensino e do aprendizado. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danilo Arnaldo Briskievicz, INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - IFMG

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, especialista Temas Filosóficos e Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC. Professor titular de Filosofia e Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Santa Luzia.

Cibele Silva de Aquino Costa, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Graduanda em Design de Interiores

Diego Norberto Souza, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Graduando em Design de Interiores.

Enderson de Carvalho Gonçalves, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Graduando em Design de Interiores.

Mariana Lopes de Almeida, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Graduanda em Design de Interiores.

Leila Mara Siqueira de Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Graduanda em Design de Interiores.

References

AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES - AAIDD. Definition of Intellectual Disability. 2018 (a). Disponível em: <https://aaidd.org/intellectual-disability/definition/faqs-on-intellectual-disability#.WzQz29JKhPY>. Acesso em: 17 jun. 2018.

AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES - AAIDD. Intellectual Disability. 2018 (b). Disponível em: <https://aaidd.org/publications/bookstore-home/product-listing/intellectual-disabili ty-definition-classification-and-systems-of-supports-(11th-edition)>. Acesso em: 17 jun. 2018.

ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: <https://aempreendedora.com.br/wp-content/uploads/2017/04/ManualDiagn %C3 %B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2018

ASSUNÇÃO, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky: um século depois. Juiz de Fora: EDUFJF, 1998.

BRASIL. Lei n 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 26 det. 2018.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 1995.

IBGE. Belo Horizonte. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/belo-horizonte/panorama>. Acesso em: 26 set. 2018.

MONTEIRO, M. A. educação especial na perspectiva de Vygotsky. In: ASSUNÇÃO, M. Vygotsky: um século depois. Juiz de Fora: EDUFJF, 1998.

OLIVEIRA, L. M. S. de (Org.). Relatório de Pesquisa de Campo de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte; 2018. Santa Luzia, 2018, 60 páginas.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 1994.

VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

WEBER, Maria Luiza Ternes. A importância da arte na educação especial. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. v. 13, n. 2, p. 261-267, jan. 2017.

Published

2020-01-01

How to Cite

BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo; COSTA, Cibele Silva de Aquino; SOUZA, Diego Norberto; GONÇALVES, Enderson de Carvalho; ALMEIDA, Mariana Lopes de; OLIVEIRA, Leila Mara Siqueira de. O ensino da arte como facilitador da aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual numa escola da rede municipal de Belo Horizonte. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 235–253, 2020. DOI: 10.5965/1984317816012020235. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13782. Acesso em: 22 nov. 2024.