O ensino da arte como facilitador da aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual numa escola da rede municipal de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317816012020235Keywords:
Estética, Educação, Arte, Deficiência intelectual,Abstract
Investigamos as relações possíveis entre a estética e a educação a partir de um trabalho de campo desenvolvido no primeiro semestre de 2018, numa escola municipal do município de Belo Horizonte/MG, que atende alunos e alunas com deficiência intelectual com mais de dezoito anos. A partir de uma visita técnica ao estabelecimento, coletamos informações sobre a forma de dinamização das aulas e do processo ensino-aprendizagem através da arte [oficinas de teatro, de artesanato, de dança], alicerçada pela concepção sociointeracionista de Lev Vygotsky e por diagnósticos médicos precisos para um atendimento personalizado. A partir da observação do cotidiano da escola e de sua pedagogia centrada nas atividades artísticas e culturais percebemos uma importante contribuição para a educação inclusiva na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. A metodologia usada foi o trabalho de campo baseado na observação do cotidiano escolar em suas diversas atividades, a pesquisa bibliográfica e a geração de relatório de pesquisa com entrevistas e fotografias das atividades. Os resultados da pesquisa e da imersão no universo desta escola demonstram que a estética e a educação podem se servir mutuamente uma da outra, com ganhos expressivos na qualidade do ensino e do aprendizado.
Downloads
References
AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES - AAIDD. Definition of Intellectual Disability. 2018 (a). Disponível em: <https://aaidd.org/intellectual-disability/definition/faqs-on-intellectual-disability#.WzQz29JKhPY>. Acesso em: 17 jun. 2018.
AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES - AAIDD. Intellectual Disability. 2018 (b). Disponível em: <https://aaidd.org/publications/bookstore-home/product-listing/intellectual-disabili ty-definition-classification-and-systems-of-supports-(11th-edition)>. Acesso em: 17 jun. 2018.
ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: <https://aempreendedora.com.br/wp-content/uploads/2017/04/ManualDiagn %C3 %B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2018
ASSUNÇÃO, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky: um século depois. Juiz de Fora: EDUFJF, 1998.
BRASIL. Lei n 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 26 det. 2018.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 1995.
IBGE. Belo Horizonte. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/belo-horizonte/panorama>. Acesso em: 26 set. 2018.
MONTEIRO, M. A. educação especial na perspectiva de Vygotsky. In: ASSUNÇÃO, M. Vygotsky: um século depois. Juiz de Fora: EDUFJF, 1998.
OLIVEIRA, L. M. S. de (Org.). Relatório de Pesquisa de Campo de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte; 2018. Santa Luzia, 2018, 60 páginas.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 1994.
VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
WEBER, Maria Luiza Ternes. A importância da arte na educação especial. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. v. 13, n. 2, p. 261-267, jan. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Danilo Arnaldo Briskievicz, Cibele Silva de Aquino Costa, Diego Norberto Souza, Enderson de Carvalho Gonçalves, Mariana Lopes de Almeida, Leila Mara Siqueira de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.