Homens que dançam: sexualidades e envelhecimento na cena e na docência contemporânea
Keywords:
Artes, Docência, Gênero, Envelhecimento.Abstract
O texto trata de uma pesquisa realizada em Salvador/BA, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Dança que investigou homens que dançam e suas interfaces com a vivência da sexualidade e com o processo do envelhecer. A pesquisa de campo se deu em três contextos: cena, docência e artistas independentes. Os primeiros eixos contemplaram bailarinos do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) e da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os artistas e algumas aulas e ensaios foram observadas e registradas em um diário de campo. O preconceito da família, o privilégio e a autonomia de ser homem, a ressignificação do corpo e da dramaturgia da dança, além de projetos para o futuro foram alguns achados mais significativos. O contexto de Salvador que permite uma rica vivência da dança e o seu aprofundamento acadêmico contribuíram significativamente para a formação dos artistas da dança e sua independência profissional.
Downloads
References
BORRILLO, D. A Homofobia. In: Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio.
LIONÇO, T.; DINIZ, D. (Orgs.) Brasília, Letras Livres: Ed. UnB, 2009.
BUTLER, J. Corpos que ainda importam. Dissidências de Gênero e Sexuais.
COLLING, L. (Org.) Salvador: EDUFBA, 2016.
CHASSOT, A. A Ciência é Masculina? São Leopoldo: Editora Unisinos – Coleção Aldus, 2003.
COUTO, E. Corpos Mutantes – Ensaios sobre novas (d)eficiências Corporais. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2007.
DEBERT, G. G. A Construção e a Reconstrução da Velhice: Família, Classe Social e Etnicidade. In: Velhice e Sociedade. Campinas: Papirus, 1999.
DOLL, J. O campo interdisciplinar da gerontologia. In: Tempo de envelhecer: percursos e dimensões psicossociais. Rio de Janeiro: NAU, p. 83-108, 2004.
DUARTE, G.O. Masculinidades dançantes em Pelotas/RS. In: Paralelo 31, v. 2. Pelotas, p. 78-87, 2016.
FACCHINI, R; SIMÕES, J. A. Na trilha do Arco-íris: do Movimento Homossexual ao LGBT. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
GARDNER, P. J. Envelhecimento saudável: uma revisão das pesquisas em Língua Inglesa. In: Revista Movimento, Porto Alegre, v.12, n. 02, p. 69-92, 2006.
GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F.; GOELLNER, S. V. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1998.
MEYER, Dagmar E. Gênero e educação: teoria e política. In.: Corpo, Gênero e sexualidade – um debate contemporâneo na educação. Guacira L. Louro, Jane F. Neckel, Silvana V. Goellner (orgs.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MISKOLCI. R. Não somos, queremos. In: COLLING, L. (Org.) Stonewall 40 + o que no Brasil? Salvador: EDUFBA, 2010.
NERI, A. L. Paradigmas Contemporâneos sobre o Desenvolvimento Humano em Psicologia e em Sociologia. In: NERI, A. L. (Org.) Desenvolvimento e Envelhecimento – perspectivas biológicas, psicológicas e sociológicas. Campinas: Papirus, 2001.
PAIVA, A. C. S. Corpos/Seres que não importam – Sobre homossexuais velhos. Bagoas: Revista de Estudos Gays. UFRN, v.3. p. 191-208, 2009.
SCOTT, J. Gênero: uma Categoria útil de Análise Histórica. In: Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v.2, n.2, p. 71-99, 1995.
SEFFNER, F. Composições (com) e resistências (à) norma: pensando corpo, saúde, políticas e direitos LGBT. In: COLLING, L. (Org.) Stonewall 40 + o que no Brasil?. Salvador: EDUFBA, 2011.
SIMÕES, J. A. Homossexualidade masculina e Curso da Vida: pensando idades e identidades sexuais. In: CARRARA, S. et al (org.) Sexualidade e Saberes: Convenções e Fronteiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
SPARGO, T. Foucault e a Teoria Queer: seguido de Ágape e Êxtase; orientações pós-seculares. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
TREVISAN, J. S. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil: da colônia à atualidade. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.