A poderosa borboleta surda: uma criação literária para crianças surdas
Keywords:
Educação Inclusiva, Literatura Surda. Material Bilíngue. Alunos Surdos,Abstract
Considerando a atual política nacional de educação inclusiva com orientação para presença de surdos em escolas regulares, preocupa-nos o desconhecimento da língua de sinais e cultura surda, assim como a escassez de materiais visuais adequados. Pensando no potencial das narrativas e da literatura surda para afirmação dessa comunidade, este artigo tem o objetivo de relatar o processo de criação de um material bilíngue composto por livro de história infantil e DVD com narrativa em Libras e em Língua portuguesa. O estudo se baseou nos pressupostos da educação bilíngue para surdos com ênfase no respeito à Libras como primeira língua e ao português como segunda língua, tendo em vista a valorização da cultura e saberes surdos. Verificou-se a importância da literatura surda para o desenvolvimento da subjetividade de crianças surdas, assim como possibilidade de que o material criado possa contribuir significativamente para divulgação e valorização da cultura surda.
Downloads
References
CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil? São Paulo, Brasiliense, 2010. (Coleção Primeiros Passos)
CAMPELLO, A.R. e S. Aspectos da visualidade da educação de surdos. Tese de doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2008.
KARNOPP,L.B. Literatura Surda. Coleção Letras Libras. Licenciatura Letras Libras na Modalidade a Distância. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/literaturaVisual/assets/369/Literatura_Surda_Texto-Base.pdf. Acesso em: 20/03/2016.
_____________ Literatura Surda. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.2, p.98-109, jun. 2006 – disponível em: http://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/10162/ssoar-etd-2006-2-karnopp-literatura_surda.pdf?sequence=1 Acesso em 21/03/2016
KELMAN, C.A; SILVA, D.N.H; AMORIN, A.C.F;MONTEIRO, R.M.G; AZEVEDO,D.C; Surdez e família: facetas das relações parentais no cotidiano comunicativo bilíngue. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 33, p. 349-365, maio/ago. 2011. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5698 Acesso em 05/04/2016
LAJOLO, M. O que é literatura. Coleção Primeiros Passos. São Paulo, Brasiliense, 1982.
MARQUES, R.R; OLIVEIRA, J.S. A normatização de artigos acadêmicos em Libras e sua relevância como instrumento de constituição de corpus de referência para tradutores. Anais do III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2012. Disponível em: http://www.congressotils.com.br/anais/anais/tils2012_metodologias_traducao_marquesoliveira.pdf . Acesso em 16/01/2016.
MOURÃO, C. H.N. Literatura Surda: Produções culturais de surdos em Línguas de sinais, Porto Alegre (RS). Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
PAIVA, S. C. F. e OLIVEIRA, A. A. A literatura Infantil no processo de formação do leitor. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 4 v. 4 n. 7, p. 22-36, jan -jun. 2010. Disponível em:
http://files.obeduc.webnode.com/2000000344f755506fd/a%20literatura%20infantil%0no%20processo%20de%20formacao%20do%20leitor.pdf. Acesso em 23/08/2017.
QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Lingua de Sinais Brasileira: Estudos Linguisticos. Porto Alegre. Artmed,2004.
RIBEIRO, N. P.; PEREIRA; V.C. A divulgação e consumo da literatura surda: um mapeamento dos estudos acerca das produções literárias em Língua brasileira de sinais. Revista diálogos: linguagens em movimento. Ano III, N. I, jan.-jun., 2015.
ROSA, F.S. Literatura surda: Criação e Produção de imagens e textos. Educação Temática Digital, Campinas, V.7, N.2, p 58-64, jun. 2006. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/fabianosoutorosa/files/2012/04/1629-6197-1-PB.pdf . Acesso em: 15/02/2016
ROSA, F. S.; KLEIN, M. O que sinalizam os professores surdos sobre literatura surda em livros digitais. In: KARNOPP, L.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. (Orgs.). Cultura Surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed ULBRA, 2011, p. 91-112.
SANTOS, A.N.;SILVA,B.G.;CARDOSO,R.R.B.; MORAES, V.P. Diferentes usos da cultura surda na literatura: a língua de sinais atravessada por marcas culturais e ressignificada nos processos de inclusão. In: KARNOPP, L.; KLEIN, M.; LUNARDI-
LAZZARIN, M. L. (Orgs.). Cultura Surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed ULBRA, 2011, p.41-53.
STROBEL, Karin. As imagens do Outro sobre a Cultura Surda. 2ª. Ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.
TAVEIRA, C.C. Por uma didática da invenção surda: prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro. Tese de doutorado em Educação, PUC, Rio de Janeiro, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.