Ciência, Arte, Cultura na Saúde

Autores

  • Valéria da Silva Trajano Laboratório de Inovação em Terapias
  • Anna Cristina Calçada Carvalho Laboratório de Inovação em Terapias
  • Anunciata Cristina Marins Braz Sawada Laboratório de Inovação em Terapias
  • Tania Cremonini de Araujo Jorge Laboratório de Inovação em Terapias

Palavras-chave:

Ciência, Arte, Cultura, Educação, Saúde,

Resumo

O processo educativo vigente dá grande ênfase aos comportamentos observáveis e promove a dissociação dos processos afetivos e cognitivos. O processo é fragmentado, com numerosas disciplinas e especializações ao longo dos anos formativos, acarretando a perda da visão do todo e das noções de multiplicidade dos educandos. Almejando reverter esse processo, a UNESCO propõe quatro pilares para a educação do futuro.  Neste trabalho, por meio da experiência vivenciada no curso de especialização de Ciência, Arte e Cultura na Saúde (CACS), objetivamos demonstrar que o ensino baseado nessas interfaces corresponde às expectativas desse novo modelo de educação. Assim, discorremos sobre os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO, ressaltando a importância da cultura no processo ensino-aprendizagem, assim como a potencialidade da religação desses saberes para propor um novo modelo de educação para o futuro. Em seguida apresentamos o CACS, seus referenciais teóricos, sua organização curricular (ementas das disciplinas e o processo avaliativo) e os resultados do curso de 2010 a 2016. Com a criação do CACS procuramos criar um novo modelo de curso de pós-graduação, lato sensu, que leva em consideração as percepções, os valores, os sentimentos, as representações sociais e as relações de poder entre sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria da Silva Trajano, Laboratório de Inovação em Terapias

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1998) e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2008). Atualmente é docente I - Secretaria do Estado de Educação, Técnica em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Coordenadora do curso de Pós Graduação Lato sensu/ Especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde.

 

Anna Cristina Calçada Carvalho, Laboratório de Inovação em Terapias

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), onde prosseguiu sua formação em Doenças Infecciosas com a Residência Médica (1992), o Mestrado (1996) e o Doutorado (1999) na área. Na Itália continuou a sua formação acadêmica, inicialmente com o Doutorado sanduíche na Escola de Especializaçao em Estatística Médica e Epidemiologia da Università degli Studi di Pavia (1998) e posteriormente com o Doutorado em Metodologia da Experimentação Clinica (2005) e em Metodologias e Técnicas Apropriadas na Cooperação Internacional ao Desenvolvimento (2013), ambos na Università degli Studi di Brescia. Durante a sua permanência na Itália foi professora a contrato na disciplina de Estatística Social (2004) e do curso de Aperfeiçoamento em Tuberculose (2005-2012) ambos na Universidade de Bresica e foi professora do Curso de Medicina Tropical e Cooperação Sanitária da Università degli Studi di Firenze (2006-2012). Participou como consultora e como docente em cursos de formação para profissionais de saúde em projetos de cooperação internacional no Brasil, Angola e Moçambique. Em março de 2013 retornou ao Brasil após aprovação em concurso público para pesquisador em saúde pública da FioCruz e atualmente exerce suas atividades como pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), no laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), desenvolvendo o seu trabalho em projetos na área de doenças infecciosas, com particular ênfase em tuberculose.

Anunciata Cristina Marins Braz Sawada, Laboratório de Inovação em Terapias

Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Mestre em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz, Especialista em Ciência das Artes pela Universidade Municipal de Artes de Kyoto – Japão, desenvolve temas ligados a Ciência e Arte, Educação em Ciência, Arte e Cultura na Saúde. Atualmente está vinculada ao Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ.

Tania Cremonini de Araujo Jorge, Laboratório de Inovação em Terapias

Formada em Medicina pela UFRJ (1980 ) e Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz desde 1983. Concluiu Mestrado e Doutorado em Ciências (Biofísica) pela UFRJ e fez Pós-doutorado em 1989-90 na Bélgica (ULB) e na França (Inserm). Atua nas áreas de inovações em doenças negligenciadas, farmacologia aplicada e ensino de ciências, com foco em criatividade e artscience.  Atualmente é coordenadora da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES e membro do seu Conselho Técnico Científico do Ensino Superior. Na Fiocruz é chefe do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC.  Ministra desde 2000 a disciplina "Ciência e Arte" no IOC, além de outras em suas demais áreas de competência. Atua como consultora e parecerista da OMS/TDR, do Ministério da Saúde/Decit, de agências estrangeiras, do CNPq e de Fundações de Apoio a Pesquisa em diversos estados brasileiros. É membro do corpo editorial de periódicos científicos no Brasil e no exterior e parecerista regular em revistas nacionais e internacionais. Orientou integral ou compartilhadamente a formação de docentes e cientistas registradas em dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Atua no desenvolvimento de materiais educativos e de tecnologias sociais articulando ciência, arte, saúde e alegria.

Downloads

Publicado

01-04-2018

Como Citar

TRAJANO, Valéria da Silva; CARVALHO, Anna Cristina Calçada; SAWADA, Anunciata Cristina Marins Braz; JORGE, Tania Cremonini de Araujo. Ciência, Arte, Cultura na Saúde. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 134–151, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9853. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.