Arte, Loucura e Ensino: por uma Arte-Educação Inclusiva

Autores

  • Carlos Carvalho Macêdo Universidade Federal do Maranhão
  • Janine Alessandra Perini Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812032016123

Palavras-chave:

Artes, Loucura, Educação, Inclusão, Arte-Educação,

Resumo

Neste artigo refletimos sobre a definição da arte e as produções artísticas de pessoas diagnosticadas com algum distúrbio ou doença mental, afirmando seus valores artísticos e estéticos. Ao longo da pesquisa buscamos problematizar o conceito de arte apreendido, para então entendermos as variadas visões que a loucura e o louco receberam ao longo do tempo, utilizando as contribuições de Foucault (1972). No que diz respeito às produções artísticas, trouxemos as contribuições de autores versados sobre a iniciativa de Nise da Silveira, tais como Castro e Lima (2007) e Carvalho e Amparo (2006). Como resultado percebemos o quão é arbitrário e subjetivo qualquer conceituação sobre a arte, o objeto artístico e até mesmo o próprio fazer artístico. Nas considerações finais apresentamos que desconsiderar as produções artísticas das pessoas com distúrbios mentais é reiterar o processo de exclusão ao qual são submetidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Carvalho Macêdo, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Linguagens e Códigos pela UFMA.

Janine Alessandra Perini, Universidade Federal do Maranhão

Professora de Artes Visuais do departamento de Linguagens e Códigos da UFMA

Referências

BARBOSA, A. M. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estudos avançados, v. 3, n. 7, p. 170-182, 1989.

_____. Recorte e colagem: influências de John Dewey no ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1982.

_____(org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.

_____(org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

_____(org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. (5º e 8º séries).

CARVALHO, S. M. M. de; AMPARO, P. H. M. Nise da Silveira: a mãe da humana-idade. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 9, n. 1, p. 126-137, 2006.

CASTRO, E. D. de; LIMA, E. M. F. de A. Resistência, inovação e clínica no pensar e no agir de Nise da Silveira. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 11, n. 22, p. 365-376, ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200017&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 14 abr. 2016.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 27. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.

COLI, J. O que é arte. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Primeiros Passos, 46).

DADAÍSMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2016. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3651/dadaismo>. Acesso em: 17 de maio 2016. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.

EISNER, E. Estrutura e mágica no ensino da Arte. In: BARBOSA, A. M. Arte-educação: leitura no subsolo. 9. ed. São Paulo: Cortez, p. 111-129, 2013.

FERRAZ, M. H. C. de T.; FUSARI, M. F. de R. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

FISCHER, E. A função da arte. In: _____. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, p. 11-20, 2014.

FOUCAULT, M. História da loucura da Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 1972. (Estudos, 61).

FRAYZE-PEREIRA, J. A. Nise da Silveira: imagens do inconsciente entre psicologia, arte e política. Estud. Av., São Paulo, v. 17, n. 49, p. 197-208, dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300012&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 14 abr. 2016.

_____. O que é loucura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. (Primeiros Passos, 73).

HYERONIMUS Bosch. 2004. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/pesquisa/bosch.htm>. Acesso em: 20 jun. 2016.

GOMES, A. L. L. Deficiência mental. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.

JUNIOR, W. M. Nise da Silveira, Antonin Artaud e Rubens Corrêa: Fronteiras da Arte e da Saúde Mental. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, São João Del-Rei, p. 182-191, 2010.

MELO, W. Nise da Silveira e o campo da Saúde Mental (1944-1952): contribuições, embates e transformações. Mnemosine, Rio de Janeiro, v.5, n. 2, p. 30-52, 2009.

MELLO, A. M. S. R. de. Autismo e Integração. In: MANTOAN, M. T. E. (org.). A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Menmnon/SENAC, p. 13-17, 1997.

READ, H. O sentido da arte. 4. ed. São Paulo: IBRASA, 1978.

RIZZI, M. C. de S. L. Reflexões sobre a Abordagem Triangular do Ensino da Arte. In: BARBOSA, A. M. (org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, p. 335-348, 2008.

SCHINCARIOL, G. (coord.). Arqueologia da Psique – Exposição Museu de imagens do inconsciente. Rio de Janeiro. 2000.

SCHWARTZMAN, J. S. Integração: do que e de quem estamos falando. In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Menmnon/SENAC, p. 62-66, 1997.

TATARKIEWICZ, W. A definição disjuntiva da arte. British Journal of Aesthetics, p. 147-150, 1971.

Downloads

Publicado

01-12-2016

Como Citar

MACÊDO, Carlos Carvalho; PERINI, Janine Alessandra. Arte, Loucura e Ensino: por uma Arte-Educação Inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 123–153, 2016. DOI: 10.5965/1984317812032016123. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8314. Acesso em: 22 dez. 2024.