Arte relacional num livro de arte para crianças: desafios da mediação cultural para o Museu de Arte de Blumenau – SC, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782112025e0067%20

Palavras-chave:

arte Catarinense, livros de arte para crianças, mediação cultural, museu, arte relacional

Resumo

A pesquisa tem como tema o livro de arte visual, o livro enquanto objeto-saber, estético e artístico. Tem como foco a elaboração de livros de arte com temas de arte visual catarinense, pois nos últimos anos, investigando o Museu de Arte de Blumenau – MAB, percebeu-se a fragilidade de materiais acerca da arte regional. Objetiva compreender as relações entre imagens e palavras que podem ser utilizadas em processos de elaboração de livros de arte para crianças que visem a formação estética em processos de mediação cultural. Apresenta uma proposta de livro a partir da obra “Como fazer um pote” da Artista Roseli Moreira. A elaboração do livro de arte para crianças parte de vários aspectos: o encontro com uma artista local; a exploração da materialidade; o contato do leitor com a obra de arte; os conceitos da arte relacional presentes na obra escolhida; a escolha de fonte acessível - todos desafios para o processo de criação do livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação UFPR, Mestre em Educação UNIVALI, LIcenciada em Educaçao Artistica pela FURB. Atua no Departamento de Arte e no PPGE da FURB

Joanna Leoni , Universidade Regional de Blumenau

Artista visual, escritora, professora de artes na Rede Municipal de Brusque. Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Referências

ACEDO, R.; ARANHA, C.; Encontro com Segall. São Paulo: Minden, 1999. (Encontro com a Arte Brasileira).

ARBAT, C. El Sueño de Dalí. Valência: Brosquil, 2006

BOURO, A. B.; KOK, B,; AITHÉ, E. A. De Sol a Sol: A Arte e o Trabalho em Obras de Eugênio Sigaud, Djanira da Motta e Silva e Sebastião Salgado. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

BOURRIAUD, N. Estética relacional. Trad.: Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.

CANTON, K. Tempo e Memória. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Corpo, Identidade e Erotismo. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Da Política às Micropolíticas. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Espaço e Lugar. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

______________. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009. (Temas da Arte Contemporânea)

LEONI, J.; CARVALHO, C.. MEDIAÇÃO CULTURAL: REFLEXÕES ACERCA DO MUSEU DE ARTE DE BLUMENAU In: O Campo Teórico-metodológico-epistemológico da Educação no Fomento da Questão Política da Atualidade 2, ed.1. Ponta Grossa: Atena, 2021, p. 256 - 268.

LEITE, M. I. Livros de arte para crianças: um desafio na apropriação de imagens e ampliação de olhares. In: ANPED, 2004, Caxambu/MG. Sociedade, Democracia e Educação - caderno do GT Comunicação e Educação. Caxambu/MG : ANPEd, 2004. v. 1. Disponível em:< http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt16/t169.pdf> Acesso em: 20 nov. 2020.

MACHADO, J. Mistério da Página 19. Rio de Janeiro: Agir, 2003.

MARTINS, A; WEIZZ, L. Goeldi: História de Horizonte. São Paulo: Paulinas, 1995.

MAYHEW, J. Érica e os Girassóis. São Paulo: Moderna, 2001.

MOREIRA, R. K. Como Fazer um Pote? 2019. Disponível em: https://roselimoreiraceramicas.com.br/. Acesso em: 09 dez. 2020.

MUSEU DE ARTE DE BLUMENAU - MAB. Temporadas de Exposições: de 8 de março a 25 de abril, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 3 de maio a 17 de junho, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 5 de julho a 26 de agosto, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 13 de setembro a 21 de outubro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 8 de novembro a 17 de fevereiro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2018.

______________. Temporadas de Exposições: de 14 de março a 5 de maio, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 16 de maio a 23 de junho, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 4 de julho a 25 de agosto, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 5 de setembro a 24 de outubro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

______________. Temporadas de Exposições: de 7 de novembro a 16 de fevereiro, Blumenau: Museu de Arte de Blumenau, 2019.

PERIC, T. Se o Jardim Voasse Não Seria Jardim, Seria Avião. São Paulo: Edições Serviços Educativos do MASP, 1997.

SANT’ANNA, R. T. N. Páginas de história: a criança, o livro e a arte. São Paulo, 2000. 205 f. Dissertação (Mestrado em Comunicações e Artes) Universidade de São Paulo.

SANT’ANNA, R. Para Comer Com os Olhos. São Paulo: Panda Books, 2011.

SELLIER, M. Mi Pequeño Orsay. Paris: MAME, 2006.

Downloads

Publicado

14-03-2025

Como Citar

CARVALHO, Carla; LEONI , Joanna. Arte relacional num livro de arte para crianças: desafios da mediação cultural para o Museu de Arte de Blumenau – SC, Brasil. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. e0067, 2025. DOI: 10.5965/198431782112025e0067 . Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/22363. Acesso em: 21 jun. 2025.