Arte surda na escola inclusiva: discussões sobre a surdez mediadas por telas de artistas surdos

Autores

  • Adriana Moreira de Souza Corrêa Federal University of Campina Grande image/svg+xml
  • Rafaella Pereira Chagas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte image/svg+xml
  • Aparecida Carneiro Pires Federal University of Campina Grande image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0021

Palavras-chave:

Artes visuais, arte surda, educação infantil, ensino de arte

Resumo

O artigo discute a inserção da cultura surda na escola inclusiva, na Educação infantil e no Ensino de arte. Debruçamo-nos nas obras da artista plástica surda Nancy Rourke e selecionamos oito dentre as diferentes obras produzidas por ela entre 2010 e 2012, versando sobre identidade, alteridade e diferença. A pesquisa foi de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico. Os estudos permitiram-nos compreender a aula de arte como um espaço privilegiado que produz ricas oportunidades de trabalho com as diferentes características do ser humano. Por isso, é relevante que o educador conheça as obras da artista e desenvolva, em sua sala de aula, atividades pedagógicas adequadas a cada turma, de modo a permitir que seus alunos, através da arte, conheçam e discutam a diversidade humana retratada nas pinturas. Em face do exposto acima, concluímos que trabalhar com o ensino de arte na Educação infantil nos possibilita iniciar o processo de apreciação estética e a formação de uma sociedade mais aberta e preparada para a vivência na perspectiva da diversidade humana. 

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Biografia do Autor

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Federal University of Campina Grande

Professora de Libras vinculada à Unidade Acadêmica de Letras, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande.

Rafaella Pereira Chagas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Aparecida Carneiro Pires, Federal University of Campina Grande

Professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; CHAGAS, Rafaella Pereira; PIRES, Aparecida Carneiro. Arte surda na escola inclusiva: discussões sobre a surdez mediadas por telas de artistas surdos. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0021, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17001. Acesso em: 4 out. 2024.