Análise da interação dos alunos surdos em Criciúma/SC: perspectiva na pedagogia

Autores

  • Geisielen Santana Valsechi Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0017

Palavras-chave:

Interação, Surdez, Pedagogia

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa do campo de análise da interação dos alunos surdos, realizada nas dependências de duas escolas públicas: a primeira, de Ensino Fundamental, localizada próxima ao centro da cidade de Criciúma - SC, e a outra, de Ensino Médio, localizada no centro de Criciúma - SC. Para a coleta de dados, foram realizadas observações e entrevistas com os alunos surdos, além da aplicação de questionários aos professores ouvintes e intérpretes, tendo em vista avaliar a qualidade da educação para surdos com a perspectiva pedagógica. De modo geral este artigo também apresenta os profissionais que estão envolvidos com a educação dos surdos, como é o caso do professor da classe regular com surdos incluídos, podendo ele representar interpretações variadas, conforme as diferentes culturas e diferenças sociais representadas em aula; além também da presença do intérprete de Libras que representa a ponte de comunicação, mas que a educação não apoiar-se neste profissional para eximir-se do esforço que deve ser coletivo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a pesquisa de campo com aplicação de questionários aos participantes da pesquisa, além de consultas às referências da área, como Perlin (1998), Skliar (1998), Goldfeld (2002), dentre outras.

Referências

GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. 2. ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.

LODI, Ana Claudia B; LACERDA, Cristina B.F. de (Orgs). Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2010.

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SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

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Publicado

2021-12-02