A construção da inteligência emocional de mulheres encarceradas na cidade do Recife
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317815022019268Palavras-chave:
Educação, Inteligência Emocional, Mulheres Presidiárias,Resumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva e exploratória realizada em uma penitenciária feminina do Recife. O objetivo foi compreender se a educação ofertada através da modalidade EJA possibilitava a construção da inteligência emocional nas mulheres encarceradas. Os materiais e métodos foram a observação e entrevistas para tecer uma compreensão através das falas das participantes da pesquisa. A pesquisa contou com seis participantes. Os dados foram analisados conforme a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que a educação vivenciada no ambiente prisional colaborou para a melhora de três características da inteligência emocional: empatia, auto-estima e controle de impulsividade. Apreendeu-se que para as entrevistadas o estudo é importante porque ameniza o sofrimento, minimiza a solidão e ensina a tornar-se uma pessoa melhor.
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