A construção da inteligência emocional de mulheres encarceradas na cidade do Recife

Autores/as

  • Maria Sandra Montenegro Silva Leão Universidade Federal de Pernambuco image/svg+xml
  • Silvana Cristina Freire Professora e pesquisadora da rede Estadual de Ensino
  • Sebastiana Célia do Nascimento Rede Estadual de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019268

Palabras clave:

Educação, Inteligência Emocional, Mulheres Presidiárias,

Resumen

Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva e exploratória realizada em uma penitenciária feminina do Recife. O objetivo foi compreender se a educação ofertada através da modalidade EJA possibilitava a construção da inteligência emocional nas mulheres encarceradas.  Os materiais e métodos foram a observação e entrevistas para tecer uma compreensão através das falas das participantes da pesquisa. A pesquisa contou com seis participantes. Os dados foram analisados conforme a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que a educação vivenciada no ambiente prisional colaborou para a melhora de três características da inteligência emocional: empatia, auto-estima e controle de impulsividade. Apreendeu-se que para as entrevistadas o estudo é importante porque ameniza o sofrimento, minimiza a solidão e ensina a tornar-se uma pessoa melhor. 


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Biografía del autor/a

Maria Sandra Montenegro Silva Leão, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, pesquisadora na área de Educação, Direitos Humanos, espirituralidade e formação humana integral.

Silvana Cristina Freire, Professora e pesquisadora da rede Estadual de Ensino

Pedagoga, docente e pesquisadora na rede pública de ensino

Sebastiana Célia do Nascimento, Rede Estadual de Pernambuco

Pedagoga, pesquisadora e docente na rede pública de ensino de Pernambuco

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Publicado

2020-04-01

Cómo citar

LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva; FREIRE, Silvana Cristina; NASCIMENTO, Sebastiana Célia do. A construção da inteligência emocional de mulheres encarceradas na cidade do Recife. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 268–388, 2020. DOI: 10.5965/1984317815022019268. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15181. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: INCLUSÃO E DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS MÚLTIPLAS