Um novo olhar sobre a condução na dança de salão: questões de gênero e relações de poder

Autores

  • Bruno Blois Nunes Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0002-2462-9562
  • Marcia Froehlich Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul Pelotas/RS

Palavras-chave:

Educação, Dança de Salão, Condução, Corpo, Relações de poder

Resumo

Esse artigo faz uma reflexão acerca do significado atual da condução na dança de salão. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi averiguar as novas concepções de condução na dança de salão, abordando as relações interpessoais da sociedade contemporânea. Para tanto, este estudo de caso constituiu-se de três etapas: levantamento bibliográfico, realização de entrevistas com alunos de dança de salão e observações desses alunos por parte do professor durante as aulas aliados à minha experiência profissional na área em questão. Sendo assim, verificou-se que a visão de condução estímulo-resposta é algo que nos acompanha culturalmente desde o surgimento da dança de salão e não há indícios de que poderá ser abandonada tão facilmente. Entremeado a esse contexto interpessoal e sociocultural, pode-se considerar que a grande reflexão acerca da condução na dança de salão dos dias atuais deve-se mais à maneira como ela é entendida e que talvez não seja necessário um novo modelo de condução na dança de salão, apenas uma nova forma de compreendê-la.

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Biografia do Autor

Bruno Blois Nunes, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Educação Física (UFPel/RS)

Mestrado em História (UFPel/RS)

Especialização em Linguaguens Verbo-Visuais e suas Tecnologias (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul Pelotas/RS)

Marcia Froehlich, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul Pelotas/RS

Mestrado em Letras (UFSM/RS)

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul Pelotas, atuando também no Curso de Especialização Lato Sensu em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias.

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Publicado

01-04-2018

Como Citar

NUNES, Bruno Blois; FROEHLICH, Marcia. Um novo olhar sobre a condução na dança de salão: questões de gênero e relações de poder. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 091–116, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172. Acesso em: 28 mar. 2024.